Universo dos Cartões
0%

Procedimentos para Retirada do Saldo de Benefícios Sociais pelo Caixa Tem

Procedimentos para Retirada do Saldo de Benefícios Sociais pelo Caixa Tem

Conhecer o processo para retirar o saldo de benefícios sociais do Caixa Tem torna-se crucial quando é preciso do “dinheiro vivo”.

Hoje em dia, saber como retirar o saldo de benefícios sociais do Caixa Tem é essencial. Com milhões de brasileiros dependendo de algum tipo de auxílio social, essa rede de assistência demanda uma infraestrutura de serviço robusta.

É por isso que o Caixa Tem foi criado – para facilitar esse processo. No entanto, apesar do progresso digital no país, pode haver situações em que o beneficiário de programas sociais do governo necessite do dinheiro físico, o conhecido “dinheiro vivo”.

Neste artigo, queremos informar sobre a possibilidade de retirar dinheiro em espécie dos programas sociais do governo, através do Caixa Tem. Continue lendo para aprender a fazer esses saques.

Qual é o uso do Caixa Tem hoje no Brasil?

Hoje, o Caixa Tem mudou desde a sua introdução. Inicialmente lançado em abril de 2020, no início da pandemia da Covid-19, tinha como objetivo facilitar o pagamento do auxílio emergencial, também conhecido como “Coronavoucher”, e acelerar os saques emergenciais do FGTS.

Com o agravamento da pandemia e a incerteza sobre o seu fim, em 2020, o governo encontrou-se com um desafio: atender à parcela da população sem acesso a serviços bancários e ainda com todas as restrições de mobilidade. Assim, o Caixa Tem acabou desempenhando um papel mais amplo.

Rapidamente, o aplicativo atingiu 100 milhões de usuários e o governo viu nesta demanda uma grande oportunidade para pagamento de outros benefícios.

Ler também: Bolsa Família anuncia a introdução de cartões de débito para facilitar os pagamentos

Hoje, além de receber benefícios do INSS, Bolsa Família, FGTS, PIS/Pasep, Auxílio Doença, entre outros, o aplicativo permite a movimentação de uma Poupança Social.

Como verificar se tenho algum benefício?

Para verificar se há algum benefício a ser sacado, primeiro é necessário instalar o aplicativo Caixa Tem e verificar o saldo de qualquer benefício social.

Como sacar o saldo de benefícios sociais do Caixa Tem?

Como mencionamos, o Caixa Tem serve para movimentar fundos da Poupança Social e é por isso que o dinheiro recebido como benefícios sociais é creditado nela.

Quando um beneficiário recebe um pagamento, o dinheiro aparece nesta Poupança.

Para saber quando o benefício será pago e o usuário terá seu dinheiro disponível, é preciso prestar atenção ao calendário de pagamento.

Tanto o INSS quanto os benefícios trabalhistas têm um período específico para serem creditados aos elegíveis. Dessa forma, os beneficiários podem planejar em relação aos valores a receber.

Há uma série de operações que podem ser realizadas com os recursos recebidos. Entre essas transações, podemos destacar o saque.

Pode haver situações em que o proprietário do dinheiro queira fazer uma compra com dinheiro físico e, nesse caso, será necessário sacá-lo. Nesse contexto, existem duas maneiras de fazê-lo. Veja a seguir.

Saque através do aplicativo

Uma das maneiras de sacar o valor disponível no Caixa Tem é usando uma funcionalidade do aplicativo que permitirá retirar o montante em algum posto de atendimento da Caixa Econômica Federal. Este pode ser uma casa lotérica, um caixa eletrônico ou até mesmo um correspondente Caixa Aqui.

Ler também: Verifique se você foi aprovado no Bolsa Família 2023. Aprenda como consultar.

Para isso, é necessário gerar um QR code. Com ele, o ponto de atendimento da Caixa vinculará o saque à conta do beneficiário. Para isso, o primeiro passo é acessar o aplicativo inserindo as informações pessoais e a senha de acesso.

Depois, quando o usuário já estiver na sua área do Caixa Tem, deve selecionar a opção de “Saque sem Cartão”. Em seguida, deve escolher a opção “Gerar Código de Saque”, que gerará o QR code mencionado anteriormente. O aplicativo solicitará a senha de acesso que deve ser digitada novamente.

Após completar essas etapas, o aplicativo gerará o QR code que será apresentado ao ponto de atendimento da Caixa para que o saque seja realizado. Vale destacar que o código gerado tem validade de uma hora para sacar e, se este prazo for excedido, será necessário gerar um novo código para acessar o dinheiro.

Sacar Caixa Tem: Pix

Outra forma interessante de sacar do Caixa Tem é através do Pix. Mas não é qualquer Pix. Estamos falando da modalidade conhecida como “Pix Saque”. Nela, o usuário do Caixa Tem envia um Pix Saque para um agente autorizado da Caixa que receberá o pagamento e devolverá o dinheiro físico ao usuário.

Para realizar essa transação, basta ir até o agente autorizado da Caixa e informar o interesse em fazer o saque. Então, ele gerará um QR code. Depois disso, o usuário precisa entrar no aplicativo do Caixa Tem e ir até a área de Pix. Em seguida, deve escolher a opção “Enviar e Sacar” e direcionar a câmera do celular para ler o QR code gerado e fazer o pagamento. Pronto.

Conhecer o processo para retirar o saldo de benefícios sociais do Caixa Tem é importante quando é necessário ter o “dinheiro físico”.

Algumas compras só podem ser feitas desta forma e pode ser que um beneficiário queira ter o dinheiro em espécie. De qualquer forma, basta escolher uma das duas opções disponíveis.

Ler também: SAQUE DE ‘DINHEIRO ESQUECIDO’ EM BANCOS É LIBERADO; VEJA COMO FAZER.