Possível Cancelamento do Bolsa Família em Julho Afeta Milhares de Famílias: Descubra o Porquê

Este mês, aproximadamente mil famílias correm o risco de ter o Bolsa Família cancelado. Descubra quem pode ficar sem o benefício!

No passado mês de março, o Governo Federal fez uma reformulação no Bolsa Família. Assim sendo, novas regras foram estabelecidas para o programa, bem como novos documentos requeridos para a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Em Campo Grande (MS), a falta de atualização do CadÚnico pode resultar no cancelamento do Bolsa Família para 1.091 famílias ainda neste mês de julho. Segundo dados de abril, a cidade tem 191.988 famílias inscritas no programa. Entre elas, 21.979 são famílias unipessoais, que estão sob análise e podem ter o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica cancelados.

Ler também: Saiba tudo sobre o Valores a Receber

Novos Requisitos para o Bolsa Família

Conforme as novas regras do Governo Federal, agora é obrigatório apresentar documento com foto do responsável familiar e comprovante de residência. Além disso, todos os membros da família que residem no mesmo endereço devem ter seus documentos apresentados.

Segundo Viviane Brandão, gestora do Cadastro Único na Secretaria Municipal de Assistência (SAS), as mudanças promovidas pelo governo melhoram a qualidade das informações cadastrais, permitindo ao poder público compreender melhor as necessidades das famílias.

Inovações no CadÚnico

Para Armênio Versoza, superintendente de Proteção Básica da SAS, a exigência de um termo de responsabilidade para famílias compostas por uma única pessoa representa um avanço, pois evita que uma mesma família receba mais de um benefício.

Ler também: Reestruturação do Bolsa Família? Compreenda as modificações com a atual MP

Outra mudança importante é a integração entre o CadÚnico e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), permitindo a fusão de dados dos dois sistemas e facilitando a identificação da renda formal e dos benefícios recebidos pelo beneficiário. Finalmente, as famílias que precisam atualizar o CadÚnico devem procurar uma das 27 unidades da SAS.