Universo dos Cartões
0%

Inscrições do Prouni começam hoje; saiba mais sobre o programa

Inscrições do Prouni começam hoje; saiba mais sobre o programa

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 estão abertas a partir de hoje, 29 de janeiro, e seguem até o dia 1º de fevereiro. 

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Assim, os candidatos interessados devem realizar suas inscrições pelo portal Acesso Único, utilizando o login gov.br com CPF e senha.

Veja mais: Salário mínimo: valor de R$ 1.412 passa a valer nesta semana

Quem pode se inscrever no Prouni? 

Para participar do Prouni, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2022 ou 2023, obtendo uma média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e uma nota acima de zero na redação. 

Além disso, devem atender a pelo menos um dos critérios de elegibilidade, como ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.

Inscrição 

Os candidatos devem indicar até duas opções de curso, marcando se querem participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Durante o período de inscrição, é possível monitorar a nota parcial para os cursos e alterar as opções, se necessário. 

Assim, após o encerramento das inscrições, os candidatos pré-selecionados deverão comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição na instituição de ensino em que estudarão.

Sobre o Prouni 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo brasileiro que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas. O programa é destinado a estudantes brasileiros que não possuem diploma de nível superior e que atendem a critérios de renda específicos. 

Desse modo, as bolsas podem ser integrais ou parciais (50%), dependendo da renda familiar do candidato e da disponibilidade de bolsas nas instituições participantes. Para concorrer, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atender aos critérios de desempenho e renda estabelecidos pelo programa. 

O Prouni é uma importante ferramenta de inclusão educacional, permitindo o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. 

Imagem: Governo Federal