Imposto de Renda Retido: Passo a Passo para Realizar o Saque

Caso ainda não tenha obtido a quantia da sua restituição do Imposto de Renda, a razão provavelmente reside no fato de o valor ter sido retido. Compreenda os pormenores!

Se o dinheiro da sua restituição do Imposto de Renda ainda não chegou até você, é possível que a retenção do valor seja a culpada. A esse respeito, a Receita Federal efetuou o pagamento do último lote da restituição na última sexta-feira (29).

Ler também: Novo Auxílio de R$1320 Aprovado para Renda Inferior a 5 Salários Mínimos!

Entretanto, alguns contribuintes, devido a complicações com a declaração, infelizmente caíram na malha fina e não receberam os montantes devidos. Descubra, nos próximos pontos, como executar o procedimento necessário para liberar o saque do valor correspondente à restituição.

Consultando a Condição do meu Imposto de Renda

Se os valores da restituição ainda não chegaram a você, é provável que a malha fina tenha retido sua declaração. No entanto, há um método simples para checar a sua situação: visitando a área restrita do e-CAC, fazendo login e navegando até a seção “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.

Subsequentemente, você precisará acessar a seção denominada “Serviços do IRPF”. Lá, você pode verificar os detalhes sobre a razão pela qual sua declaração do Imposto de Renda foi retida e, assim, proceder com a retificação.

Quantos contribuintes enfrentaram a malha fina em 2023?

Conforme os dados divulgados acerca do Imposto de Renda deste ano, 3,1% das declarações submetidas foram parar na malha fina. Isso se traduz em um total de 1.366.778 declarações, de mais de 43,4 milhões enviadas.

Dessa forma, essas pessoas que enfrentaram a malha fina precisam executar o processo de retificação para que a declaração seja processada corretamente. Assim, com o problema solucionado, elas deverão conseguir proceder com o pedido para receber a restituição.

Receber a restituição do Imposto de Renda

Uma vez que todos os assuntos referentes à declaração estejam resolvidos, o contribuinte torna-se elegível para receber os valores da restituição. Assim, ele poderá receber os valores normalmente na conta especificada no momento da declaração.

Ler também: Dinheiro Extra: Confira se Você Tem Direito ao Novo Abono de R$ 300

No entanto, se o contribuinte levar mais de um ano para resgatar o valor, será preciso fazer o pedido através do e-CAC. Simplesmente acesse a área de “Declarações e Demonstrativos” e “Meu Imposto de Renda”, clicando em “Solicitar a restituição não resgatada na rede bancária”.