Loading...
0%

Governo convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento obrigatório

Governo convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento obrigatório

Recentemente, a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), anunciou o período obrigatório para o primeiro acompanhamento de saúde do ano de 2024 para os beneficiários do Bolsa Família. 

Assim, esse acompanhamento, essencial para a continuidade do recebimento do benefício, abrange o período de janeiro a junho. Dessa forma, essa é uma oportunidade para verificar o estado de saúde, atualizar vacinas e garantir a assistência necessária durante a gravidez, contribuindo assim para a redução de vulnerabilidades sociais e de saúde. Veja mais detalhes!

Quem deve participar do acompanhamento do Bolsa Família

Portanto, o foco desse acompanhamento está nas crianças menores de sete anos e em todas as mulheres cadastradas no programa, incluindo as gestantes. Dessa forma, a ausência nesse acompanhamento pode resultar no bloqueio do benefício, uma situação que todos desejam evitar.

Os procedimentos para a realização desse acompanhamento são simples. Assim, os beneficiários devem dirigir-se a uma unidade de saúde do município dentro do período estabelecido, que se estende de janeiro a junho, portando documentos, como o cartão do Bolsa Família, a caderneta de vacinas atualizada das crianças e a caderneta da gestante.

Mão segurando cartão do Bolsa Família
Imagem: Lula Marques/Agência Brasil

Locais de atendimento

Por fim, confira os locais de atendimento para a realização do acompanhamento:

  • Unidades de Saúde Participantes em Duque de Caxias;
  • Todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF);
  • Todas as Unidades Pré-Hospitalares (UPH);
  • Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS);
  • Hospital Municipal Duque (Policlínica);
  • Centro Municipal de Saúde (CMSDC)
  • Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher (CRAESM);

Enfim, para obter informações adicionais sobre os endereços das unidades de saúde participantes no município, os interessados podem acessar o portal oficial da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias.

Imagem: Lula Marques/Agência Brasil