O Sistema de Valores a Receber (SVR) é uma ferramenta do Banco Central para auxiliar o cidadão a consultar e resgatar possíveis quantias esquecidas em bancos. Você pode fazer essa consulta direto pela página do Banco Central.
Mas afinal de contas, existe um prazo para a instituição financeira devolver esses valores? A resposta é: depende. Isso porque, quando o processo de devolução é inteiramente pelo SVR, existe um prazo de 12 dias úteis. No entanto, nem sempre acontece dessa forma.
É possível que você não consiga resgatar o dinheiro pelo sistema. Sendo assim, vai ser preciso entrar em contato direto com a empresa devorada.
Ver más: Para que serve o Score Serasa?
Resgate de valores a receber: como funciona
Quando você fizer login na plataforma, e acessar a aba “Meus Valores a Receber” você conseguirá obter dados acerca dos valores que irá receber. É nesse momento também que você verá se existe a opção de solicitar o valor direito pelo sistema.
Para fazer isso, você vai ter que inserir uma de suas chaves Pix e informar seus dados pessoais. Se isso não for possível, você então vai ter que contatar a instituição pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela.
Consultando o SVR
Antes de tudo isso, você deve consultar se existe algum valor para resgate em seu nome. Você vai isso na mesma página informada no começo da matéria.
Quando for fazer a consulta, basta informar seu número de CPF ou CNPJ, seguido de sua data de nascimento. Em seguida, transcreva o código captcha que aparece na tela. Por fim, clique em “Continuar” para fazer a busca.
Imagen: rawpixel.com en Freepik