Anuncios
Inconsistência na verificação de dados do Bolsa Família: Detalhes vitais
A semana começou com falhas nos aplicativos que permitem a consulta dos dados do programa Bolsa Família. Desde segunda-feira, um grande número de usuários dos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família tem enfrentado obstáculos para confirmar o pagamento. Muitos dos beneficiários, que são membros do nosso grupo de whatsapp do Bolsa Família, comunicaram o problema à nossa equipe, que persiste até esta quarta-feira (19). Adicionalmente, outro grupo de beneficiários do Bolsa Família tem denunciado o recebimento de pagamentos de valor reduzido.
Falha no Aplicativo CAIXA Tem
Ao tentarem acessar as informações no aplicativo Caixa Tem, os beneficiários receberam a mensagem “Dados não disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde”.
Anuncios
Falha no Aplicativo Bolsa Família
No aplicativo Bolsa Família, a notificação “Estamos atualizando nossa base de dados. Por favor, tente novamente mais tarde” também tem causado ansiedade nos usuários.
O que o erro representa?
A instabilidade nos aplicativos causou apreensão entre as famílias registradas no programa Bolsa Família. Contudo, a dificuldade na consulta dos dados não implica a interrupção do benefício.
Anuncios
No dia 14/07, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou uma nota esclarecendo que o sistema do Cadastro Único estaria inoperante nos dias 15 e 16 de julho para manutenção, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira, 17/07:
Sistema de Cadastro Único estará inacessível nos dias 15 e 16 de julho de 2023; O Sistema de Cadastro Único estará inoperante no próximo fim de semana, sábado e domingo, dias 15 e 16 de julho de 2023. A inacessibilidade se faz necessária para que a CAIXA possa efetuar a extração de cópia da base nacional do Cadastro Único. Após finalizar esse processo de extração da base de dados, o Sistema de Cadastro Único será reestabelecido e retomará ao funcionamento normalmente na segunda-feira, dia 17 de julho de 2023.
A paralisação do sistema se fez necessária para que a Caixa realizasse a extração da cópia da base nacional do CadÚnico. Isso pode ter influenciado na disponibilidade dos dados para consulta dos beneficiários.
A expectativa é que o acesso aos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família se normalize brevemente. Contudo, se o erro persistir, é aconselhável buscar outras formas de acessar as informações. As atualizações nos sistemas são cruciais para garantir a segurança e a precisão das informações oferecidas aos beneficiários.
Alternativas para consulta
Com a consulta dos dados do Bolsa Família indisponível nos principais canais, é imprescindível buscar alternativas para obter informações sobre o pagamento.
Uma dessas opções é o Portal Cidadão da Caixa. Ao fornecer o CPF e a senha, a plataforma mostra a situação do benefício – se o valor está liberado, bloqueado ou cancelado.
Lea también: Comprueba si fuiste aprobado para Bolsa Família 2023. Aprende cómo verificarlo.
Outros canais de consulta incluem:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo do Bolsa Família;
- Aplicativo do Cadastro Único;
- Portal Cidadão da Caixa.
- Telefone 121 do MDS
- Central da Caixa número 111
Valor do Bolsa Família INCORRETO?
Diversos beneficiários têm reportado o recebimento de valores inferiores ao esperado. Na maioria das vezes, isso se dá por erros no cadastro do CadÚnico. Recentemente, o governo solicitou aos beneficiários a atualização do CadÚnico.
Portanto, é recomendado buscar o CRAS para atualizar as informações, visto que existem diversos casos de inclusão de renda familiar acima do valor permitido.
A atualização dos dados do Bolsa Família é um passo fundamental para a continuidade do recebimento do benefício, no valor correto. A visita ao CRAS representa uma oportunidade para os beneficiários assegurarem que seus dados estão corretos e atualizados.
O que é o CRAS?
O CRAS, conhecido como Centro de Referência de Assistência Social, é uma entidade que proporciona assistência a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Por meio do CRAS, beneficiários do Bolsa Família podem obter assistência, realizar inscrições e atualizações de dados.
A visita do CRAS para atualização do Bolsa Família
A visita do CRAS tem como principal objetivo atualizar os dados dos beneficiários do Bolsa Família. Essa etapa é essencial para que o programa possa seguir fornecendo assistência de maneira efetiva e eficiente. A atualização dos dados assegura que o benefício continue sendo pago para quem realmente precisa.
Como identificar se preciso atualizar meus dados?
A lista dos NIS que precisam de atualização é publicada periodicamente. Se o seu NIS estiver na lista, isso indica que você precisa atualizar seus dados. Importante ressaltar que a atualização dos dados é um processo obrigatório e essencial para a continuação do recebimento do benefício.
O que fazer se meu NIS estiver na lista?
Se o seu NIS estiver na lista, você deve se preparar para a visita do CRAS. Assegure-se de que todos os documentos necessários estão organizados e de fácil acesso. Esses documentos podem incluir RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, entre outros.
O que acontece se eu não atualizar meus dados?
Lea también: Bolsa Família: Nuevas opciones de préstamo disponibles a través de Caixa Tem
A falta de atualização dos dados pode resultar no bloqueio ou cancelamento do benefício. Portanto, é extremamente importante que os beneficiários estejam cientes da necessidade de atualização e tomem as medidas necessárias quando o CRAS entrar em contato.
Como posso verificar se meus dados foram atualizados corretamente?
Você pode verificar se seus dados foram atualizados corretamente acessando o Portal do Cidadão da Caixa. Ao fornecer seu CPF e senha, a plataforma exibirá a situação do seu benefício.
Calendário do Bolsa Família em julho
A nova rodada de pagamentos do Bolsa Família teve início no dia 18 de julho. Os beneficiários com NIS final 1 foram os primeiros a receber. O calendário se estende até o dia 31, quando os beneficiários com final 0 serão contemplados.
Confira o calendário completo do Bolsa Família em julho:
- 18 de julho – depósito para inscritos com NIS final 1;
- 19 de julho – depósito para inscritos com NIS final 2;
- 20 de julho – depósito para inscritos com NIS final 3;
- 21 de julho – depósito para inscritos com NIS final 4;
- 24 de julho – depósito para inscritos com NIS final 5;
- 25 de julho – depósito para inscritos com NIS final 6;
- 26 de julho – depósito para inscritos com NIS final 7;
- 27 de julho – depósito para inscritos com NIS final 8;
- 28 de julho – depósito para inscritos com NIS final 9;
- 31 de julho – depósito para inscritos com NIS final 0;