Cartão de crédito segue sendo principal motivo de inadimplência

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia destacou que oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas. Ou seja, os índices de inadimplência continuam muito elevados no país e o principal motivo é o cartão de crédito.  

Desse modo, veja a seguir mais detalhes sobre a pesquisa e saiba como usar essa ferramenta de forma consciente.  

Veja mais: Governo vai prorrogar Desenrola Brasil; confira

Sobre a pesquisa 

Segundo a pesquisa, o cartão de crédito continua a ser a principal causa da inadimplência, abrindo mais brechas nesse cenário. Neste ano, o cartão representou a origem de 60% dos débitos em aberto, uma taxa que ultrapassou os 56% registrados em 2022.

Outro dado é que atualmente, 43% dos brasileiros enfrentam dificuldades para quitar dívidas junto a bancos, financeiras e empréstimos, representando um aumento em relação ao ano anterior, quando essa proporção era de 40%.Além disso, outras origens de dívidas incluem:

  • Cheque especial: 19%;
  • Contas de serviços básicos (luz, gás, água): 17%;
  • Impostos (IPVA, IPTU): 15%;
  • Celular: 14%;
  • Compras em lojas de departamento: 12%.

Portanto, esses dados destacam a diversidade de origens das dívidas, mostrando que os desafios financeiros dos brasileiros abrangem diversas áreas, desde contas básicas até gastos com lazer e serviços. O entendimento desses padrões é essencial para desenvolver estratégias eficazes de gestão financeira e educação sobre o endividamento.

Dicas para usar o cartão de crédito corretamente

Confira algumas dicas importantes para usar o seu cartão de forma correta: 

Evite parcelar no cartão de crédito

Muita gente quando está sem dinheiro acaba gastando sem poder e parcelando no cartão de crédito. Contudo, esse hábito pode ser muito prejudicial para o seu orçamento, já que você pode acabar comprometendo seu limite com gastos desnecessários.

Então, fique atento e compre as coisas somente se você tiver o dinheiro em conta. Deixe para parcelar somente em casos de emergência. 

Corte gastos supérfluos

Gastos supérfluos são todos aqueles que não são essenciais como a assinatura de vários streamings, por exemplo. Tente escolher o que você mais usa ao invés de assinar todos e gastar muito dinheiro sem sequer usufruir da ferramenta.

Assim, você conseguirá pagar as contas essenciais como água, aluguel e luz, por exemplo, com maior facilidade. 

Imagem: EVG Kowalievska/Pexels