Universo dos Cartões
0%

Drex: A Solução para Transações Financeiras Econômicas ao Alcance

Drex: A Solução para Transações Financeiras Econômicas ao Alcance

Após a recente declaração do Banco Central na segunda-feira passada (7), o Drex se posiciona para reduzir os preços das transações. Confira!

Na segunda-feira passada, o Banco Central (BC) divulgou que pretende lançar a primeira moeda digital do Brasil, denominada Drex (Digital Real X), até o final de 2024. O próprio BC emitirá essa moeda, complementando as moedas físicas atuais.

A autoridade monetária já conduz os primeiros experimentos para a introdução desta inovação, gerando curiosidade quanto à sua operação e o potencial de tornar as operações financeiras mais acessíveis.

Importante frisar que o Drex representa o real, mas em sua versão digital. Seu valor corresponderá ao das notas físicas e o BC administrará totalmente. Usuários acessarão o Real Digital através da tecnologia blockchain. Prossiga na leitura para mais detalhes.

Como a moeda digital Drex difere das transferências via PIX?

Ler também: Saiba tudo sobre o Valores a Receber

Conforme destacado, o objetivo do Drex é facilitar transações de montantes significativos. Por exemplo, os detentores poderão efetuar operações sem depender diretamente de um banco.

O motivo? O valor estará em uma carteira digital no smartphone. Assim, os usuários não dependerão mais de mecanismos como DOC e TED, tão frequentes em bancos hoje em dia. No entanto, também será possível usar o Drex para pequenos pagamentos via Pix.

Neste contexto, Orli Machado, CEO da C&M Software e perito em compensação interbancária, comentou em um diálogo com a Jovem Pan: “terá operações off-line, não é preciso estar ligado ao seu banco”.

Aprofunde-se no Drex

Ler também: Real Digital: Governos Avaliam Modificações nos Pagamentos de Benefícios. Entenda!

O Banco Central divulgou, na segunda-feira (7), várias medidas para aprimorar o ambiente financeiro brasileiro. Muitos especialistas já discutiam o Drex como um revolucionário método de efetuar transações no país.

Portanto, o Drex surge com o intuito de assegurar alguns serviços fundamentais:

  • Integração de contas bancárias, cartões e dinheiro em papel;
  • Dinheiro automatizado;
  • Configuração de transferências para propósitos determinados;
  • E outras novidades.