Loading...
0%

Desenrola: Será que Falta de Planejamento Financeiro Pode Prejudicar Consumidores?

Desenrola: Será que Falta de Planejamento Financeiro Pode Prejudicar Consumidores?

Especialistas têm declarado que sem planejamento financeiro, Desenrola pode virar armadilha e fazer com que brasileiros aumentem o endividamento com bancos, lojas e demais estabelecimentos envolvidos no programa.

Isso ocorre porque, de maneira geral, a renegociação pode parecer uma solução de curto prazo, mas, sem conhecimento financeiro, torna-se impossível assegurar uma gestão adequada das finanças.

Sem planejamento financeiro, Desenrola pode virar armadilha ao consumidor?

Segundo especialistas, sim, isso realmente pode acontecer. E existem alguns pontos que devemos levar em consideração partindo dessa premissa. São eles:

A dívida não necessariamente acaba

Ler também: Desenrola Brasil: Renegociações de Dívidas Antecipadas por Grandes Lojas

As pessoas podem estar criando o enredo de que ao negociarem no Desenrola, automaticamente estarão livres das dívidas, mas, não é bem assim. Apenas evitar a inadimplência pode ser temporário; no entanto, a pessoa continuará com uma dívida pendente a ser cumprida.

Dito de outro modo, no momento, você até pode ter o seu nome limpo e a inadimplência esgotada, porém, se não arcar com essa dívida, poderá voltar a ser inadimplente.

O valor devido pode aumentar no longo prazo

Outro aspecto relevante, frequentemente subestimado, é o montante da dívida a longo prazo. Muitos brasileiros aceitam o preço a ser pago sem perceber o valor total.

Por exemplo, a pessoa pode ter uma dívida de R$ 3 mil, mas, ao renegociar, pode receber uma proposta de mais de 90 parcelas de um valor visto como “baixo”, mas que, no montante total, ultrapassará o dobro e até o triplo do que realmente estava sendo devido.

Por isso, é muito importante calcular até que ponto um novo parcelamento realmente faz sentido apenas porque cabe no bolso mensalmente. Pois, às vezes, mais vale separar o dinheiro para quitar a dívida depois de um tempo, do que renegociar desse modo.

Sem organização, a pessoa pode se tornar inadimplente novamente

Por fim, não podemos nos esquecer que o Desenrola pode virar armadilha a partir do momento em que falta uma organização financeira de fato.

Pois pare e pense: do que adianta negociar uma dívida se, no fim do mês, não haverá o dinheiro da parcela disponível para pagá-la? No caso, além de aumentar o valor total a ser pago (como muitas vezes acontece), a pessoa volta a ser inadimplente em pouco tempo, por não ter feito um planejamento claro de como pagará aquela dívida.

Considere estudar sobre finanças antes de aderir o Desenrola Brasil

Ler também: Real Digital: Governos Avaliam Modificações nos Pagamentos de Benefícios. Entenda!

Por conta de todos esses fatores, é fundamental estudar sobre finanças antes de aderir ao programa Desenrola. Às vezes, é possível encontrar outros caminhos mais promissores para cumprir com os pagamentos e garantir que o nome volte a ficar limpo na praça.

Evite agir por impulsividade na hora de negociar uma dívida. Sabemos que a angústia de ter o nome sujo pode ser bem intensa, mas é necessário fazer bons cálculos e planejamentos para não se frustrar com uma nova inadimplência mais tarde.