Loading...
0%

Como fazer a declaração anual do MEI 2024?

Como fazer a declaração anual do MEI 2024?

A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) para Microempreendedores Individuais (MEI) é uma obrigação anual essencial, que o empreendedor deve preencher com atenção para evitar erros e multas. 

Assim, para o ano de 2024, o processo de declaração para o MEI traz alguns pontos cruciais que precisam de muita atenção. Este artigo tem como objetivo simplificar esse processo, destacando os passos principais e as dicas essenciais para uma declaração tranquila e sem contratempos.

Veja mais: Bolsa Família: pagamentos iniciam amanhã

Declaração MEI 2024

É importante entender que a declaração é obrigatória para todos os MEIs ativos, incluindo aqueles que não tiveram faturamento ou que deixaram de ser MEI durante o ano-calendário de 2023. A data limite para a entrega da DASN-SIMEI é 31 de maio de 2024, e o não cumprimento deste prazo pode resultar em multas.

Assim, vale destacar que a  Declaração Anual do MEI é um resumo das receitas obtidas pelo microempreendedor no ano anterior. Para preenchê-la corretamente, é necessário somar todas as receitas de cada mês, utilizando como base as notas fiscais emitidas. É importante salientar que a declaração deve ser feita mesmo que o MEI não tenha tido nenhum faturamento ao longo do ano.

Desse modo, o controle mensal do faturamento, principalmente por meio da organização das notas fiscais, é recomendado para facilitar o preenchimento da declaração. Especialistas sugerem o uso de planilhas de Excel para o registro diário do valor faturado, além da organização em pastas de todas as guias de recolhimento, notas fiscais e recibos de compras destinadas à microempresa.

Passo a passo para a declaração

Veja como fazer a sua declaração do MEI 2024: 

  • Acesse o Portal do Simples Nacional ou o APP-MEI para iniciar a declaração;
  • Some as receitas de todos os meses do ano anterior. Utilize as notas fiscais como base para esse cálculo;
  • No portal, preencha a declaração com as informações solicitadas, incluindo o total de receita bruta anual;
  • Após preencher, revise todos os dados para garantir que estão corretos e, em seguida, envie a declaração;
  • Não esqueça de imprimir o recibo de entrega da DASN-SIMEI após a transmissão.

Imagem: Agência Brasil