Universo dos Cartões
0%

Como faço para cancelar um Pix?

Como faço para cancelar um Pix?

Com a chegada do Pix, as transações e movimentações bancárias ficaram muito mais rápidas e fáceis de fazer. Esse recurso que está presente no dia a dia dos brasileiros facilitou muito na hora de transferir dinheiro, mas essa agilidade às vezes pode ser um problema. 

Isso porque muita gente acaba transferindo dinheiro para o destinatário errado, sem conferir os dados. Veja a seguir o que fazer quando você enviar um Pix para a pessoa errada. 

O que faço para cancelar um Pix?

É importante destacar que há regras para o cancelamento de Pix, sendo assim veja quais situações permitem que o usuário questione:

  • Falha operacional;
  • Arrependimento de compra;
  • Fraude.

Ou seja, transferências erradas não são aceitas, então sempre esteja atento na hora de fazer um Pix. Ainda que não seja possível contestar essa situação na maioria dos casos, existem bancos que oferecem seguros contra isso, mas confira quais são os requisitos e se você de fato tem direito ao benefício.

No caso de arrependimento de compra, o Código de Defesa do Consumidor garante que a pessoa pode se arrepender de uma compra. Assim, para compras feitas pela internet ou pelo telefone, o prazo de arrependimento é de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto.

Caso você se arrependa de uma compra feita em loja física, é possível cancelar em caso de defeito irreparável do produto ou trocar. 

Cuidado com golpes

Hoje em dia é cada vez mais comum golpes envolvendo Pix e pensando nisso, a Proteste, a a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor tem algumas dicas para se proteger, confira:

  • Cheque os dados antes de fazer uma transação, se eles não forem compatíveis com o que você deseja não transfira o dinheiro;
  •  Não confie em pedidos de transferência de pessoas e contatos que você não conhece;
  • Cuidado com mensagens do WhatsApp, diversos golpes ocorrem pelo app de mensagens. 

Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil