Facilidades no Caixa Tem: Descubra como o cartão de crédito e o empréstimo generoso tornam a vida dos usuários mais simples

A implementação do aplicativo Caixa Tem tinha como propósito inicial facilitar os pagamentos do antigo auxílio emergencial. Esse benefício foi criado durante a pandemia da COVID-19 com o intuito de auxiliar famílias em situação vulnerável. No entanto, recentemente, o aplicativo passou por um processo de “bancarização”, incorporando diversas novas funcionalidades, além de realizar pagamentos de outros auxílios.

Uma das novidades anunciadas pela Caixa Econômica Federal é a possibilidade de os usuários solicitarem um cartão de crédito sem cobrança de anuidade pelo aplicativo. Além disso, também é possível obter empréstimos por meio do app Caixa Tem (iOS, Android).

Cartão de crédito Caixa Tem

O cartão pode ser solicitado de forma totalmente digital e permite que os clientes façam compras à vista ou parceladas, sem a necessidade de pagar anuidade.

No caso de compras à vista, o usuário tem até 40 dias sem juros para efetuar o pagamento. Já para compras parceladas, os pagamentos podem ser feitos com ou sem juros, dependendo das condições oferecidas pelo estabelecimento.

Antes de liberar o cartão, o banco realiza uma análise utilizando informações de crédito, dados públicos e dados internos. Esse processo resulta em uma pontuação interna que determina a aprovação ou não do cartão para o cliente.

Como solicitar o cartão de crédito? Passo a passo

  1. Acesse o menu do aplicativo Caixa Tem;
  2. Clique em “Cartão de crédito”;
  3. Em seguida, clique em “Quero meu cartão”;
  4. Confirme seus dados pessoais;
  5. Leia e aceite os termos e condições;
  6. Crie uma senha para seu cartão.

Empréstimo Caixa Tem – como funciona?

O empréstimo, conhecido como Programa de Simplificação de Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital), também está disponível por meio do aplicativo. O serviço destina-se a empreendedores informais (Pessoa Física) e Microempreendedores Individuais (MEI).

Dessa forma, o empréstimo permite o pagamento de despesas com fornecedores, salários de ajudantes/funcionários, contas de água, luz e aluguel, aquisição de matérias-primas e mercadorias para revenda, entre outros.

Os empreendedores Pessoa Jurídica (PJ) podem solicitar empréstimos de até R$3.000, com parcelamento de 18 a 24 meses e taxa de juros a partir de 1,99% ao mês. Já os empreendedores Pessoa Física (PF) podem solicitar empréstimos de até R$1.000, com taxa de juros de 2,99% a 3,60% ao mês. Nesse caso, os clientes também podem parcelar o pagamento em 18 a 24 meses.

A solicitação do empréstimo para Pessoa Física pode ser feita de forma totalmente digital, por meio do app Caixa Tem. Já para os MEIs, é necessário solicitar diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal.