Universo dos Cartões
0%

Brasileiros devem receber décimo terceiro amanhã

Brasileiros devem receber décimo terceiro amanhã

Receber o décimo terceiro é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros, já que um valor extra no fim do ano é muito bem-vindo. Com as festas de Natal e Ano Novo os gastos aumentam, então receber o 13º salário é ótimo! 

Assim, todos os trabalhadores que têm carteira assinada possuem esse direito de receber um mês de salário líquido. A primeira parcela deste benefício será paga pelas empresas amanhã (30).

Desse modo, veja como usar o seu décimo terceiro de maneira inteligente e entenda como funciona o cálculo desse valor. 

Veja mais: Mega-Sena não tem nenhum vencedor e prêmio acumula em R$ 37 milhões

Como usar o décimo terceiro com inteligência?

É importante usar o décimo terceiro salário com sabedoria e tomar cuidado para não se endividar. Isso porque é comum que no fim do ano as pessoas se empolguem com presentes e festas, então é preciso ter controle. 

Uma boa maneira de usar esse dinheiro extra é dividi-lo: metade para as comemorações e a outra metade para investimentos. Você pode deixar o dinheiro na poupança, por exemplo, ou até mesmo usar para quitar uma dívida.

Não use o dinheiro de forma impulsiva, tente organizar os gastos em uma planilha para não gastar descontroladamente. 

Cálculo do benefício

É importante destacar que o cálculo acontece de acordo com a divisão da remuneração total por 12. Diante do resultado, multiplica-se pelo número de meses trabalhados. Além disso, as horas extras, comissões e adicionais noturnos também fazem parte deste cálculo.

A base do cálculo do 13º salário é o valor bruto do pagamento, sem dedução ou adiantamentos. 

Os trabalhadores que são demitidos por justa causa não têm o direito de receber o valor e só pode receber o dinheiro quem trabalhou ao menos 15 dias. 

Como dito antes, o 13º salário é para os trabalhadores de carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS também podem receber. 

Imagem: José Cruz/Agencia Brasil