Loading...
0%

Beneficiários do Bolsa Família receberão pagamento extra da Caixa neste final de semana

Beneficiários do Bolsa Família receberão pagamento extra da Caixa neste final de semana

O Governo Federal anunciou a antecipação do pagamento do Bolsa Família neste fim de semana. Veja quem terá direito

Beneficiários do Bolsa Família com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 0 tiveram uma surpresa agradável. O Governo Federal comunicou que irá adiantar os pagamentos deste grupo no fim de semana. Oficialmente, eles iriam receber o valor somente na segunda-feira (31), mas o recurso estará disponível já neste sábado (29).

A antecipação dos pagamentos do Bolsa Família pelo Governo Federal é uma estratégia para beneficiar todos aqueles que recebem o saldo às segundas-feiras. O objetivo é que o cidadão possa usufruir do benefício já no fim de semana anterior, podendo dispor do dinheiro com antecedência.

Isso não é inédito no mês de julho. Beneficiários com NIS terminando em 5 receberam o Bolsa Família na última segunda-feira (24), mas, de fato, o depósito ocorreu no sábado (22). A lógica da antecipação é basicamente a mesma.

Como movimentar o Bolsa Família?

Ler também: Bolsa Família: Novas opções de empréstimo disponível pelo Caixa Tem

Independentemente de ser antecipado ou não, os usuários do Bolsa Família não precisam sair de casa para gerir o dinheiro do programa Social. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a movimentação pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Tem, que pode ser baixado gratuitamente no celular.

No app do Caixa Tem, é possível pagar contas, transferir saldos e até gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Essas operações podem ser realizadas até mesmo aos sábados, dia da antecipação para o grupo com NIS 0.

Se preferir, o beneficiário também pode gerir o Bolsa Família por meio dos cartões oficiais do programa social. Quem recebeu os cartões do antigo Auxílio Emergencial também pode gerir o dinheiro do programa normalmente, desde que esses cartões estejam em bom estado físico.

Preciso gerir no sábado (29)?

Segundo as normas do Bolsa Família, todos os beneficiários do programa social precisam gerir o saldo do projeto num prazo de até 120 dias, ou seja, quatro meses. Porém, esse período começa a contar da data oficial de pagamentos. Assim, usuários com NIS final 0 têm 120 dias para movimentar o benefício a partir da segunda-feira (31).

Portanto, é possível afirmar que o cidadão com NIS final 0 não precisa se apressar para movimentar o dinheiro no sábado. Se desejar, o cidadão pode começar a usar o dinheiro somente a partir da próxima semana, conforme o calendário oficial de pagamentos do benefício assistencial.

O calendário do Bolsa Família

Oficialmente, o plano do Governo Federal continua o mesmo. O objetivo é concluir os pagamentos do Bolsa Família na próxima segunda-feira (31). Abaixo você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos para este mês de julho.

  • Usuários com NIS final 1: 18 de julho (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de julho (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 20 de julho (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 21 de julho (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de julho (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de julho (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de julho (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 27 de julho (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 28 de julho (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de julho (segunda-feira).

Outras antecipações

Ler também: Reestruturação do Bolsa Família? Compreenda as modificações com a atual MP

Vale lembrar que, neste mês de julho, o Governo Federal decidiu adiantar também os pagamentos do Bolsa Família para outros grupos. Beneficiários que residem em cidades severamente atingidas por chuvas em Alagoas e Pernambuco receberam o saldo antecipado.

Neste caso, os repasses foram depositados no último dia 18 de julho para todos os beneficiários, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada um deles.