Universo dos Cartões
0%

Atualize seu CadÚnico para não perder benefícios em 2024

Atualize seu CadÚnico para não perder benefícios em 2024

O CadÚnico é a maneira de receber os benefícios que o governo federal oferece, então, manter as atualizações em dia é muito importante. Desse modo, essa regra vai continuar valendo em 2024.

Então, fique atento ao seu cadastro e não deixe de mudar sempre que alguma alteração acontecer. Com esse cuidado básico você evita o bloqueio dos seus benefícios. 

Veja mais: Transferência de pontos da Livelo para Smiles de forma fácil; confira

Quais benefícios o CadÚnico oferece? 

Veja a seguir os benefícios que o CadÚnico oferece aos beneficiários:

  • Minha Casa Minha Vida;
  • Programa Tarifa Social Energia Elétrica;
  • Tarifa social de água;
  • Bolsa Família;
  • ID Jovem;
  • Carteira do Idoso;
  • Bolsa Família. 

Quem pode se cadastrar? 

O CadÚnico, como dito antes, foca em famílias de baixa renda, que ganham meio salário mínimo por pessoa. Contudo, famílias com renda mensal de até três salários mínimos podem se cadastrar, desde que haja um vínculo de inclusão em programas sociais do governo. 

Além disso, pessoas em situação de rua também podem  se cadastrar para ter acesso aos benefícios. 

Caso você ainda não tenha cadastro, basta ir pessoalmente até um posto de atendimento da sua cidade. Isso porque apesar de ser um programa do governo, ele é operacionalizado pelas prefeituras. 

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é uma ferramenta do governo brasileiro que tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias de baixa renda em todo o país. Criado pelo Ministério da Cidadania, o CadÚnico é uma base de dados que serve como instrumento de coleta e gestão de informações socioeconômicas das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social.

Sobre o CadÚnico

O CadÚnico é um registro que reúne informações detalhadas sobre a composição familiar, a renda, a escolaridade, a situação de trabalho, a moradia e outras variáveis socioeconômicas das famílias cadastradas.O foco do programa são as famílias de baixa renda, e o cadastro é uma condição para o acesso a diversos programas sociais e benefícios oferecidos pelo governo federal, estadual e municipal.

Como dito antes, a inscrição no CadÚnico é um requisito para a participação em programas sociais importantes, como o Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil