Atenção: Prazo para sacar a sua parte do PIS/Pasep, no valor de R$ 25,4 bilhões, está acabando!

Você pode ser elegível para receber valores do PIS/Pasep! Descubra aqui se você tem o direito de sacar e como proceder!

Mais de 10 milhões de profissionais empregados formalmente podem reivindicar uma parcela dos R$ 25,4 bilhões disponíveis em cotas do PIS/Pasep. No entanto, muitos ainda não retiraram seus respectivos valores e precisam agir rapidamente! Isso porque o prazo para este saque encerra no dia 05 de agosto de 2023!

Assim sendo, quem exerceu atividade remunerada no setor privado ou trabalhou no setor público entre os anos de 1971 e 1988 deve fazer a solicitação. Contudo, para isso, o trabalhador não deve ter sacado as cotas do PIS/PASEP anteriormente.

Ademais, no caso de morte do titular do direito às cotas, os herdeiros podem acessar o montante. Logo, confira aqui como retirar sua cota do Programa de Integração Social ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Ler também: Saque do Bolsa Família sem Documentos choca brasileiros

Como retirar as cotas do PIS/Pasep

Se o contribuinte não efetuar a retirada dos valores até o dia 05 de agosto, a Caixa Econômica Federal comunicou que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) encaminhará os recursos não solicitados ao Tesouro Nacional.

A solicitação pode ser feita online, sem necessidade de presença física do trabalhador numa agência da Caixa. Portanto, para retirar sua cota, inicialmente, baixe o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS).

Posteriormente, acesse o aplicativo e selecione a mensagem “Você possui saldo disponível” na tela principal, se aplicável. Depois, simplesmente clique em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”.

A seguir, opte pelo tipo de saque adequado, como crédito em conta (de qualquer banco) ou resgate em pessoa. Finalmente, o contribuinte deve confirmar as informações e clicar em “Confirmar saque” para concluir o processo.

Saque para herdeiros

Os herdeiros legais de trabalhadores falecidos também devem acessar seu respectivo aplicativo FGTS para receber as cotas. Assim, devem solicitar o resgate dos valores em “Meus Saques”. Logo após, clicar em “Outras Situações de Saque”.

Ler também: Verifique se você foi aprovado no Bolsa Família 2023. Aprenda como consultar.

Em seguida, toque na opção “PIS/Pasep – Falecimento do Trabalhador” e anexe os documentos solicitados pela plataforma. Com isso feito, confirme a transação e aguarde o depósito.

Se houver qualquer dúvida durante o processo, os contribuintes podem ligar para o número 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou para o 0800 104 0104, para demais regiões.