Assinado por Lula, projeto de reajuste salarial de 18% avança

A nova proposta de lei sugere um acréscimo de 18% nos salários que, se validado pelo Congresso Nacional, irá favorecer inúmeros trabalhadores. Acompanhe!

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) validou um projeto de lei nesta quarta-feira (28), que tem o potencial de trazer transformações substanciais para um amplo espectro de profissionais. Deste modo, a nova proposta de lei indica um acréscimo salarial de 18%, que, se validado pelo Congresso Nacional, poderá beneficiar uma vasta gama de trabalhadores.

Esta iniciativa surge como resposta a uma reivindicação de aumento salarial apresentada pelo governo do Distrito Federal em fevereiro deste ano. O pedido visava um incremento de 18% nos salários de certos coletivos de trabalhadores.

Em resposta a este pedido, o Presidente Lula validou o projeto e o encaminhou para a apreciação e aprovação do Congresso Nacional. Saiba mais!

Quem terá o benefício do reajuste salarial?

O projeto de lei validado por Lula tem como objetivo beneficiar os profissionais das forças de segurança do Distrito Federal. Mais especificamente, os coletivos que receberão o reajuste salarial de 18% são os policiais militares, civis, bombeiros militares e pensionistas.

Ler também: Saiba tudo sobre o Valores a Receber

Esses coletivos foram especialmente selecionados para o acréscimo salarial após terem sido excluídos de um projeto anterior que concedia um aumento de 9% para os servidores públicos. A votação desta medida foi realizada em abril.

A Câmara provavelmente irá analisar o projeto na próxima semana

De acordo com o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Wellington Luiz (MDB), o Congresso deverá apreciar o projeto de lei do aumento salarial na próxima semana.

A proposta estipula o pagamento da primeira parcela de 9% ainda este ano, e o saldo em 2024. Contudo, é vital ressaltar que o projeto de aumento salarial ainda está sujeito à apreciação e aprovação do Congresso. Além disso, as condições finais do acréscimo salarial ainda podem sofrer alterações no processo legislativo.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Enoque Venâncio de Freitas, declarou que o projeto representa um passo fundamental para a efetivação do reajuste salarial para os funcionários.

Ler também: Saque do Bolsa Família sem Documentos choca brasileiros

Freitas expressou seu agradecimento ao Presidente Lula pelo reconhecimento do esforço dos policiais civis da capital. “Este é um passo fundamental para a reconquista da nossa dignidade”, afirmou o líder sindical.