Black Friday: greve dos Correios pode afetar entregas

A Black Friday vai acontecer nesta semana, mas a greve dos Correios pode prejudicar a entrega das compras. É importante destacar que os funcionários dos Correios de alguns estados anunciaram a paralisação das atividades para esta quinta-feira (23), às vésperas da Black Friday. 

Sendo assim, veja mais detalhes a respeito da greve e veja quais podem ser os impactos para os consumidores. 

Veja mais: Como sei se o produto está mais barato na Black Friday?

Sobre a greve dos Correios

É importante destacar que os estados que vão participar são Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Tocantins. A greve é por tempo indeterminado e foi uma convocação da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios.

O objetivo das paralisações é reivindicar mudanças conforme o acordo coletivo assinado com a empresa. A entidade destacou que os trabalhadores estão sendo prejudicados por 26 pontos do acordo.

Um desses pontos é a falta da incorporação de R$ 250 no salário base. Outra exigência dos trabalhadores é a melhoria no plano de saúde e a realização de um concurso público. 

Prejuízo para a Black Friday

A confirmação da greve ainda deve acontecer entre hoje e amanhã. Em São Paulo, por exemplo, a assembleia para discutir a situação deve acontecer às 18h desta quarta. 

De acordo com o sindicato do estado, os demais participantes que votarão para que 60% do fluxo postal de encomendas somam 40 mil trabalhadores. Na capital paulista são 13 mil servidores que farão parte das paralisações. 

Ou seja, grande parte dos serviços estarão suspensos, o que pode prejudicar as entregas nesta Black Friday. O jornal Metrópoles questionou a estatal a respeito do impacto no fluxo de entregas nesta data, mas não obteve respostas. 

Ou seja, é preciso aguardar um posicionamento oficial dos Correios para ter noção do real impacto desta ação. Mas, de qualquer maneira, muita empresas, em especial as varejistas, já se preocupam com o cenário. 

Imagem: Fernando Frazão/ Agência Brasil