Como resgatar dinheiro da pessoa falecida 

O Banco Central do Brasil possui um sistema que permite aos cidadãos consultar valores esquecidos em bancos e outras instituições, bem como encontrar orientações acerca das formas possíveis para fazer o resgate do dinheiro. Trata-se do Sistema de Valores a Receber (SVR).

Além de poder visualizar valores a receber em seu CPF ou CNPJ, ainda é possível, aliás, fazer o mesmo com pessoa falecida. É claro que, para acessar os dados é preciso ser herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal do falecido.

Veja mais: Como guardar dinheiro nas Caixinhas do Nubank

Passo a passo: consulte valores a receber da pessoa falecida

Antes de mais nada acesse a página do BC. Clique então em “Consulte Valores a Receber”. Você vai ser direcionado a uma nova página. Nela, vai ser preciso informar alguns dados, sendo estes CPF ou CNPJ do falecido, bem como data de aniversário.

Caso tenha, de fato, valores a receber no nome da pessoa, você deverá fazer login no sistema. É preciso usar sua conta Gov.br para fazer isso (ela deve ser ouro ou prata). Logo depois, procure a opção “Valores para Pessoas Falecidas”.

Depois de inserir mais uma vez o CPF do falecido e concordar com o Termo de Responsabilidade de consulta a dados de terceiros, você poderá ver o nome da instituição que deve devolver o valor.

Resgatando o valor

O Banco Central informa que “não recebe e nem analisa documentação de pessoas falecidas e não recebe pedidos de valores a receber por outros meios”. Isso quer dizer que é preciso falar diretamente com o banco que vai pagar os valores.

Se quiser, você pode baixar um comprovante que contém informações dos valores a receber da pessoa para consultas futuras.

Imagem: Freepik