Para que serve o recurso Alerta de Golpe do Nubank?

O Nubank é um dos bancos digitais de maior popularidade hoje no Brasil. Em busca de oferecer mais segurança e tranquilidade aos consumidores, o roxinho lançou uma ferramenta que serve a função de auxiliar na prevenção de fraudes: o Alerta de Golpes.

Esse recurso integra a “Pack de Proteção” do Nubank, um conjunto de funcionalidades que operam para proteger o cliente. Basicamente, o Alerta de Golpe lança um alerta quando você estiver prestes a efetuar uma transação para uma conta suspeita.

Esse alerta vem em forma de pop-up, que aparece na tela do dispositivo antes de você finalizar uma operação bancária. Você verá a mensagem “Suspeita de fraude detectada”. Para apontar as contas potencialmente perigosas, o Nu usa seu banco de dados internos e também o do Banco Central (Bacen).

O Alerta de Golpe me impede de fazer uma transação?

A resposta é não. Ainda que o Nubank envie a notificação alertando do possível perigo, a decisão final de fazer ou não a transferência pertence ao usuário. Você pode simplesmente ignorar o aviso e seguir com a operação, se assim desejar.

Também é importante ressaltar que o Alerta de Golpe é apenas uma ferramenta para aumentar sua segurança. Em outras palavras, para ter uma proteção mais definitiva, o consumidor deve procurar fazer transações conscientes e manter a atenção contra fraudes online.

Outros recursos de segurança do Nubank

Além do Alerta de Golpes, o Nubank ainda possui uma função chamada Modo Rua, que também faz parte da Pack de Proteção do banco. Por meio dela, você configura um limite para movimentações bancárias quando estiver fora de casa.

Já as Defesas Inteligentes, mais uma funcionalidade integrante da central de proteção, atuam para identificar movimentações atípicas na conta de um usuário. Dessa forma, esse recurso consegue intervir ao flagrar atividades suspeitas.

Você encontra o Nubank para Android e para iOS.

Imagem: mamewmy no Freepik