13º salário, qual a melhor forma de usar?

O final do ano está cada vez mais próximo, com isso, a população já aguarda ansiosa o pagamento do 13º salário. Isso porque as festas como o Natal e o Ano Novo exigem gastos com ceias, presentes e viagens. 

Assim, é importante fazer um orçamento para não se perder e acabar gastando demais. Veja a seguir algumas estratégias para usar o seu 13º de forma inteligente. 

Veja mais: Parcelamento com juros no cartão de crédito gera polêmica; entenda

Como usar o 13º salário?

É importante usar o 13º salário com sabedoria, visto que este é um valor extra que pode ajudar muito nessa época do ano. Então, comece a listar as suas prioridades e comece quitando suas dívidas caso você tenha e pague primeiro a que tiver os juros mais altos. 

Uma boa opção é quitar os valores por meio de feirões da Serasa, por exemplo. Isso porque esses feirões contam com descontos especiais, o que pode ajudar muito. 

Mas, caso você esteja livre de dívidas, uma boa opção é usar o valor do décimo terceiro para pagar uma viagem, por exemplo. Outra ideia é gastar uma parte na Black Friday, que deve acontecer nesta sexta-feira (24). 

Como funciona o cálculo desse benefício?

É importante destacar que o cálculo acontece de acordo com a divisão da remuneração total por 12. Diante do resultado, multiplica-se pelo número de meses trabalhados. Além disso, as horas extras, comissões e adicionais noturnos também fazem parte deste cálculo.

A base do cálculo do 13º salário é o valor bruto do pagamento, sem dedução ou adiantamentos. 

Os trabalhadores que são demitidos por justa causa não têm o direito de receber o valor e só pode receber o dinheiro quem trabalhou ao menos 15 dias. 

Como dito antes, o 13º salário é para os trabalhadores de carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS também podem receber. 

Imagem: joelfotos/ Pixabay