O pagamento da segunda parcela do 13º salário acontece hoje para a alegria dos brasileiros. Assim, é importante entender como funciona o cálculo desse benefício tão importante para as pessoas. Vale destacar que a primeira parcela já caiu na conta dos brasileiros no começo desse mês.
Desse modo, veja a seguir como é o cálculo desse benefício e saiba como usá-lo com sabedoria.
查看更多: Beneficiários de NIS final 8 recebem o Bolsa Família hoje
Como é o cálculo desse benefício?
É importante destacar que o cálculo acontece de acordo com a divisão da remuneração total por 12. Diante do resultado, multiplica-se pelo número de meses trabalhados. Além disso, as horas extras, comissões e adicionais noturnos também fazem parte deste cálculo.
A base do cálculo do 13º salário é o valor bruto do pagamento, sem dedução ou adiantamentos.
Os trabalhadores que são demitidos por justa causa não têm o direito de receber o valor e só pode receber o dinheiro quem trabalhou ao menos 15 dias.
Como dito antes, o 13º salário é para os trabalhadores de carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS também podem receber.
Como usar o 13º salário
Se você não sabe como usar esse dinheiro extra com inteligência, confira as melhores dicas para não gastar todo o valor:
Quite suas dívidas com o 13º salário
Priorize o pagamento de dívidas pendentes, especialmente aquelas com taxas de juros mais elevadas. Isso não apenas alivia o peso financeiro a longo prazo, mas também libera recursos para outros fins.
Faça uma reserva de emergência
Reserve uma parte do décimo terceiro para criar ou fortalecer sua reserva de emergência. Essa precaução financeira oferece segurança em situações inesperadas e evita o endividamento em caso de imprevistos.
Metas pessoais
Destine uma parte do décimo terceiro para realizar metas pessoais ou familiares, como viagens, aquisição de bens duráveis ou investimentos em desenvolvimento pessoal.
Imagem: José Cruz/Agência Brasil