广告
Descubra como antecipar os fundos do FGTS e decidir o uso do dinheiro.
Os brasileiros empregados com carteira assinada acumulam um montante durante sua trajetória profissional. Especificamente, referimo-nos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, certas regras determinam o acesso a esses fundos.
Por exemplo, em cenários de demissão sem justa causa ou de condições de saúde graves, o empregado não tem permissão para acessar esses recursos. Mas, ainda assim, há métodos para antecipar o FGTS. Continue lendo para mais detalhes.
广告
另请阅读: 检查与您的公积金相关的无人认领金额
Como se pode antecipar o FGTS e aproveitar o dinheiro?
Como destacado anteriormente, o FGTS oferece diversas opções de retirada. Uma opção notável é o saque-rescisão, que concede ao trabalhador o direito de sacar o montante total em casos de demissões sem justa causa. No entanto, se o indivíduo deseja acessar o FGTS e continua empregado, ele pode optar pelo saque-aniversário.
广告
Além disso, essa opção do FGTS possibilita antecipar o saque de parcelas que, normalmente, seriam liberadas apenas no aniversário do empregado. Portanto, uma antecipação de até 12 parcelas de uma vez se torna viável.
Dessa forma, como esta transação equivale a um tipo de empréstimo, ela está sujeita a juros. Contudo, dado o baixo risco associado, surge como uma alternativa atrativa para aqueles que buscam recursos adicionais.
Como ativar o saque-aniversário?
另请阅读: 摩根大通指出巴西人应该采取行动赚钱。一探究竟
Para acessar esse benefício e antecipar os fundos, primeiro é necessário habilitar essa modalidade de saque. Isso se concretiza pelo aplicativo do FGTS (Android, iOS). Veja a seguir o procedimento:
- Inicie o aplicativo;
- Registre-se ou entre com suas credenciais;
- No menu principal do aplicativo, toque em “Saque Aniversário do FGTS”;
- Após a leitura, selecione “Concordo com os termos e condições” e, posteriormente, clique em “Adotar Saque-aniversário”.
Com essa etapa concluída, você pode requisitar o saque-aniversário, já que a modalidade estará ativa em seu perfil. Vale ressaltar que o montante anual disponível para saque varia de 5% a 50% do total acumulado nas contas FGTS do trabalhador, complementado com um valor adicional.