Novo presidente da Caixa deve assumir em breve

Na última semana, a então presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, deixou o cargo. Assim, Carlos Vieira será o novo presidente do banco e será empossado na quarta-feira (8). 

O evento deve acontecer no Palácio do Planalto, conforme informações de Igor Gadelha, do Metrópoles. O primeiro evento acontecerá às 15h, no Planalto, e o segundo, será uma cerimônia na sede da Caixa Cultural, às 18h.

Veja a seguir todos os detalhes a respeito dessa nova liderança e entenda porque Serrano deixou o cargo.

Quem é o novo presidente da Caixa? 

Carlos Vieira é funcionário do 银行 e já ocupou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional do primeiro governo Dilma, em 2012. Vale destacar que ele foi indicado ao cargo por Arthur Lira (PP), o atual presidente da Câmara. Além de indicar Vieira, Lira ainda negocia as vice-presidências do banco. 

A nomeação de Carlos Vieira aconteceu em 3 de novembro, durante o feriado de Finados, mas a posse aconteceu somente na quarta-feira. 

Por que Rita Serrano deixou o cargo?

A nomeação de um novo presidente para o banco destravou pautas econômicas no Congresso Nacional. Além disso, ela aconteceu mediante uma pressão de Lira, que desde julho pedia a mudança no comando da  Caixa. 

Portanto, pode-se concluir que a nomeação aconteceu devido a pressão política, como o próprio presidente Lula afirmou. O presidente ainda afirmou que o Congresso, junto, tem mais de 100 votos e que ele “precisava desses votos para continuar o governo”. 

Ainda que Rita Serrano tenha saído, espera-se que ela deixe o banco somente depois da divulgação do balanço trimestral, que acontecerá em 14 de novembro. 

Pronunciamento de Rita Serrano sobre deixar a Caixa

Em suas redes sociais, Rita Serrano lamentou a saída da Caixa, dizendo que “ser mulher em espaços de poder é algo sempre desafiador”. Além disso, Serrano destacou que espera deixar a mensagem de que “é preciso enfrentar a misoginia” e que mulheres podem estar à frente de cargos de liderança. 

O artigo foi publicado na última quinta-feira (26) no site de Rita Serrano e em suas redes sociais. Vale destacar que Serrano foi a quarta mulher na presidência da Caixa. 

Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil