Veja qual é o IPVA mais caro do Rio Grande do Sul

No Brasil, o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) varia conforme o preço do veículo. Exemplificando essa variação, o IPVA mais caro do Rio Grande do Sul em 2024 surpreende pelo seu valor elevado.

O valor chegou a R$ 418,7 mil, o valor equivale a seis carros populares 0 km na faixa de R$ 70 mil. Assim, veja mais detalhes sobre esse valor e saiba qual é o carro. 

Daha fazlasını görün: Vale a pena usar o Nubank Ultravioleta?

O valor do IPVA mais caro do RS

O Porsche 918 Spyder, um carro superesportivo, detém o título do IPVA mais caro no estado do Rio Grande do Sul. Com um valor que ultrapassa a casa dos 400 mil reais, ele representa um caso extremo de cobrança deste imposto.

Vale destacar que cálculo do IPVA considera o valor venal do veículo. O exemplo do Porsche 918 Spyder ilustra como veículos de alto valor podem levar a um IPVA proporcionalmente mais alto.

O caso do IPVA do Porsche 918 Spyder no Rio Grande do Sul serve como um exemplo claro de como o valor do veículo impacta diretamente o custo do imposto. É um lembrete importante para proprietários de veículos sobre o impacto financeiro dos impostos veiculares.

O que é esse imposto? 

O IPVA é um imposto brasileiro cobrado anualmente sobre a propriedade de veículos. O valor do imposoto é determinado com base no valor de mercado do veículo e a alíquota varia conforme o estado e o tipo do veículo. 

Ou seja, este imposto é uma fonte importante de receita para os governos estaduais e uma parcela vai para os municípios onde os veículos são registrados. O pagamento do IPVA é obrigatório e o não pagamento pode resultar em multas e restrições ao veículo.

Além disso, o pagamento é necessário por ser uma das principais fontes de receita tributária para os governos estaduais e municipais no Brasil. Portanto, esse imposto vai para financiar diversas despesas públicas, incluindo a manutenção e melhorias da infraestrutura viária, como estradas e rodovias, além de contribuir para áreas como educação, saúde e segurança. 

Imagem: Freepik