Lote residual do Imposto de Renda 2023 confirmado; confira

O quinto e último lote do Imposto de Renda 2023 foi distribuído em 29 de setembro e o valor total foi de R$ 1,96 bilhão. Esse valor chegou às contas de 1,26 milhões de brasileiros. Após este pagamento, a Receita compilou as declarações que caíram na malha fina mas foram regularizadas, o que significa que essas pessoas ainda podem receber o lote residual. 

Desse modo, o lote residual de outubro será destes contribuintes, conforme a Receita destacou em nota ao InfoMoney. Confira a seguir como funcionará essa nova fase do lote residual. 

Como sei se vou receber o lote residual?

Para saber a sua situação é preciso acessar a plataforma e seguir essas etapas:

  • Selecione “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPFF);
  • Clique em “Processamento”;
  • Selecione “Pendências de Malha”;
  • Confira a sua situação.

É importante destacar que a Receita disponibiliza outro meio de comunicação, a “Caixa Postal”. Assim, para acessar este meio de comunicação basta abrir a página do e-CAC e selecionar “Outros” e, posteriormente, “Caixa Postal”. 

Por que essas pessoas vão receber?

Depois do pagamento do último lote, a Receita separou as declarações que foram regularizadas. O Fisco, órgão que cuida da arrecadação, chegou a lançar o programa Projeto Cartas, para avisar os contribuintes que precisavam regularizar a situação. 

Sendo assim, você ainda pode receber a notificação, já que até 16 de outubro o programa deve avisar os brasileiros. É importante ficar em dia com a Receita, visto que inconsistências na declaração podem gerar multas e até mesmo contar como crime tributário. 

O que é malha fina?

Como visto no tópico anterior, muita gente acaba caindo na malha fina e não recebe os valores do Imposto de Renda. Assim, é importante destacar que quando o contribuinte envia a declaração os sistemas da Receita Federal analisam os documentos. 

Desse modo, “cair na malha fina” significa que existem inconsistências nas informações que o contribuinte enviou.

Ao contrário do que muitos pensam, não significa que a declaração está errada, mas que algumas informações não batem com as enviadas pelas demais entidades que também declaram impostos, como empresas, planos de saúde, entre outras.

Portanto, você só pode receber os valores do Imposto de Renda quando regularizar sua situação. 

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil