Embora o Dia de Corpus Christi não seja um feriado reconhecido em todo o território nacional, muitas cidades brasileiras decidem declará-lo como tal, de acordo com o julgamento dos governos estaduais e municipais. Por isso, a operação dos bancos será modificada na próxima semana. Nesta sexta-feira (02), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou que os bancos estarão de portas fechadas na quinta-feira (08).
Como o feriado não é nacional, a sexta-feira subsequente é considerada um dia comum de trabalho, sem interrupções no funcionamento dos bancos. Assim, o atendimento presencial ao público será retomado na sexta-feira (09), no horário de sempre.
Compreenda o porquê do fechamento neste dia
Na semana passada, o Governo federal informou que, no dia 09 de junho, os servidores federais terão ponto facultativo. Cabe aos Estados e aos municípios decretar a mesma providência para seus servidores.
Como as agências bancárias não estarão funcionando neste dia, os clientes devem considerar alternativas de acesso às suas contas. Portanto, os usuários podem realizar suas operações por meios digitais, através do Internet Banking ou aplicativos dos bancos.
Ademais, os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos conforme o horário de funcionamento das salas de autoatendimento dos bancos. Entretanto, segundo a Febraban, as contas de consumo, como água, telefone, luz, e outros, assim como boletos com vencimento em 8 de junho poderão ser quitados, sem aplicação de multa, no dia seguinte.
Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Federação, explica que “geralmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”. Assim, você não precisa se preocupar com multas caso não consiga realizar suas transações no Dia de Corpus Christi.
No caso de documentos que não tiveram sua data ajustada, recomenda-se que o pagamento seja antecipado ou programado através dos caixas eletrônicos, Internet Banking ou aplicativos.
Quando ocorrem os feriados nacionais?
1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal;
7 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa;
21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;
1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho;
7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;
2 de novembro (quinta-feira): Finados;
15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
25 de dezembro (segunda-feira): Natal.