A região da Zona Franca de Manaus deve sofrer com aumento dos preços de celulares e televisões. Isso deve acontecer devido a problemas com o transporte na região, que está dificultoso e poderá causar impactos para a população.
Dessa forma, entenda melhor como o problema do transporte vai afetar a Zona Franca de Manaus e qual a relação com o aumento do preço de eletrônicos.
Por que os celulares e televisões podem ficar mais caros?
É importante destacar que o aumento de preços pode acontecer devido à seca no Amazonas. Dessa forma, os produtos têm alta concorrência, o que baixa a margem de preço. Assim, os produtores passam os aumentos para os custos de transporte ao consumidor final.
Outro detalhe é que grande parte da produção da Zona Franca de Manaus é feita através dos rios, mas com a seca esse trajeto fica impossível. Então, como o nível da água está baixo, as autoridades da região suspenderam o transporte via navios.
Ou seja, as empresas têm mais custo para enviar os produtos e também para receber os insumos. Diante deste cenário quem paga o preço são os consumidores, por mais que as companhias tentem não subir o valor, fica inviável vender os produtos pelo mesmo preço.
Isso porque o transporte de avião, por exemplo, custa muito mais caro para as empresas. Portanto, quanto maior a logística para entregar os produtos como celulares e demais aparelhos eletrônicos, maior será o custo.
Qual a solução para este problema?
Para tentar minimizar o problema, as companhias buscam outras alternativas de transporte, mas como dito antes, o valor fica bem acima do normal. Portanto, ainda que os produtos cheguem na região os preços serão bem mais caros.
Além disso, a seca diminuiu as expectativas do setor de vendas neste ano, então as empresas de eletroeletrônicos temem que a produção de itens como ar-condicionado e TVs possa sofra impactos.
Imagem: JESHOOTS-com/ Pixabay