Brasileiros têm apenas um mês para sacar valores do PIS

Reclame

O PIS/Pasep 2023 estará disponível para saque até o dia 28 de dezembro. Então, é preciso ficar atento e sacar o valor antes que o prazo termine. Vale destacar que essa modalidade de abono salarial é para os trabalhadores que trabalharam de carteira assinada no ano-base 2021

Há, ainda, outros requisitos para receber o PIS, confira a seguir em detalhes e saiba mais sobre o prazo de saque. 

Vezi mai multe: FGTS Digital: cum va funcționa?

Reclame

Quem pode receber o PIS? 

Como dito antes, para ter acesso ao valor é preciso ter trabalhado de carteira assinada no ano-base 2021. Além disso, o trabalhador precisa ter recebido até dois salários mínimos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias. 

Outro detalhe é que é necessário ter cadastro no Fundo de Participação PIS/Pasep ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) há no mínimo cinco anos. Quem cumpre todos os requisitos pode receber o valor.

Reclame

Prazo para sacar o valor do fundo 

Como dito antes, os brasileiros têm até dia 28 de dezembro para sacar o dinheiro nas agências. Mas, caso não seja possível, há a possibilidade de resgatar o valor junto à entidade administradora por até cinco anos. 

Para quem optar por fazer o saque dentro do prazo, uma boa maneira é usar o app da Carteira de Trabalho Digital. 

Cum funcționează PIS? 

Este important de evidențiat faptul că PIS este o contribuție pe care companiile o plătesc în banii publici. Prin urmare, această sumă este utilizată pentru plata asigurărilor de șomaj și a primelor salariale ale lucrătorilor.

Ou seja, o foco do programa é transferir o dinheiro para os trabalhadores de baixa renda. O PASEP é similar, mas é somente para os funcionários públicos. 

Cert este că aceste două beneficii vor fi plătite în anul următor anului de bază, dar, după cum s-a spus anterior, din cauza pandemiei acest lucru nu se întâmplă. Asta pentru că au existat întârzieri la plăți și acum acestea se întâmplă cu un interval de doi ani între anul de bază. 

Imagine: José Cruz/ Agência Brasil