Prêmio Internacional será Conferido ao Pix em 20 de Outubro

Em breve, o Pix será reconhecido internacionalmente por sua eficácia; veja mais detalhes aqui!

O Banco Central (BC) transformou o sistema de pagamentos brasileiro em 2020 ao introduzir o Pix. Esta inovação conquistou rapidamente a preferência da maioria dos brasileiros e, devido ao seu êxito extraordinário, o órgão regulador receberá uma distinção na cerimônia anual do Conselho das Américas (COA).

Assim, a cerimônia, programada para 20 de outubro em Miami, Estados Unidos, servirá para aplaudir a acessibilidade que o Pix proporcionou ao Brasil.

Junto com o Brasil, outros três países serão honrados no Prêmio Bravo de Negócios. Adicionalmente, o evento também reconhece a excelência em liderança empresarial e política nas Américas.

Ler também: Valor da remuneração do BDR do Nubank revelado

COA Valoriza a Importância do Pix

O COA ressalta que o Pix, em menos de três anos desde sua implementação, alcançou uma adesão fenomenal. Hoje, mais de 700 entidades financeiras o adotaram, e 80% dos adultos no Brasil o utilizam.

Isso tem acelerado a inclusão financeira no país a ritmos inéditos, e o Pix está inspirando outros bancos centrais ao redor do mundo a desenvolverem soluções similares em seus mercados, sendo um exemplo global de inclusão financeira.

Retrospectiva da Gênese do Pix

Em 2012, o BC definiu sua primeira estratégia para pagamentos instantâneos, uma iniciativa sublinhada no Relatório de Vigilância do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) de 2013.

Nos anos subsequentes, ocorreram progressos marcantes. Em 2014, o BC organizou um fórum para debater temas pertinentes às entidades pagadoras e seus respectivos sistemas. Esses debates ganharam reconhecimento internacional em 2016, durante um simpósio internacional sobre o assunto.

2018: Um Ano Crucial para o Desenvolvimento do Sistema de Pagamento

Ler também: PIX de R$ 900: Saiba o que é necessário segundo Lula

O ano de 2018 se mostrou especialmente crucial para a evolução do Pix. Naquele ano, o BC formou um Grupo de Trabalho para pagamentos instantâneos e conduziu um estudo internacional para mensurar os avanços do Brasil nesse setor.

Naquele mesmo ano, em dezembro, se definiram os requisitos primordiais para o ecossistema de pagamentos instantâneos. Posteriormente, em 2019, o BC inaugurou o Fórum Pix, um local vital para debates sobre o assunto.

Finalmente, entre junho de 2019 e novembro de 2020, ocorreram desenvolvimentos importantes referentes à ferramenta. Inúmeras pesquisas, o início da construção das plataformas, a promoção da marca, a implementação do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e, finalmente, a promulgação do regulamento acompanhado do lançamento oficial do Pix.