Advertenties
Observe aqui os principais motivos de suspensão do Bolsa Família para que você possa prevenir esta situação com seu auxílio!
O Bolsa Família, um relevante auxílio social mensalmente concedido a aproximadamente 21 milhões de lares no Brasil, constitui uma ferramenta significativa do programa de transferência de renda do governo federal. Ele fornece apoio financeiro a muitos brasileiros em condições de vulnerabilidade e pobreza. De fato, a quantia pode auxiliar os beneficiados a acessar direitos fundamentais, tais como alimentação, educação e saúde.
Assim, através do Cadastro Único (CadÚnico), o programa identifica as famílias elegíveis para receber o benefício. No entanto, é possível que os beneficiários tenham o pagamento suspenso em alguma ocasião. Veja, então, as possíveis causas para tal!
Advertenties
Ler também: Bolsa Família: Novas opções de empréstimo disponível pelo Caixa Tem
Suspensão do Bolsa Família
Em primeiro lugar, é essencial entender que qualquer discrepância em seu cadastro pode resultar no bloqueio de seu benefício. Afinal, o governo fiscaliza os beneficiários para garantir que apenas os brasileiros em situação de vulnerabilidade recebam o auxílio. Portanto, o programa exclui famílias que não cumpram as normas.
Advertenties
Ademais, a falta de atualização de dados no Cadastro Único pode resultar no cancelamento do seu auxílio. Desta forma, a família beneficiada deve renovar sua inscrição a cada dois anos, no máximo, ou sempre que houver alterações nas informações fornecidas ao CadÚnico (como endereço, renda, morte ou nascimento de um membro da família, etc.).
Por último, existe a chance de término da cláusula de emancipação do benefício. Isto é, famílias beneficiárias do Bolsa Família que continuam recebendo as parcelas mesmo atingindo a renda máxima permitida, que atualmente é de R$ 218 mensais por membro da família.
Ler também: Benefício Excepcional Alcançará 20 mil Famílias; Veja se você é elegível
E quais são os demais auxílios disponíveis pelo CadÚnico?
- Auxílio-Gás;
- Telefone Popular;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- ID Jovem;
- BPC/LOAS;
- Aposentadoria para pessoas com baixa renda;
- Minha Casa, Minha Vida;
- Isenção para o pagamento de taxa de inscrição do Enem assim como de concursos públicos;
- Carta Social;
- Carteira da Pessoa Idosa;
- Programa de Crédito Fundiário;
- PETI;
- Fomento para atividades rurais produtivas;
- Programa Cisternas;
- Programa de Reforma Agrária;
- Água para todos;
- Bolsa Verde;
- Programa Brasil Alfabetizado.