O Auxílio Gás é um benefício do governo federal que tem como foco principal disponibilizar às famílias de baixa renda o valor do gás de cozinha de 13kg. Desse modo, os beneficiários recebem um valor equivalente ao preço médio do botijão.
Vale destacar que este benefício é bimestral, ou seja, é pago às famílias a cada dois meses. Outro detalhe é que as parcelas seguem o mesmo calendário do Bolsa Família, de acordo com o número final do NIS.
Quem pode receber o Auxílio Gás?
Essa é uma dúvida bastante comum, então veja a seguir todos os requisitos necessários para receber os repasses:
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Ter renda familiar per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.
Além disso, as famílias que têm em sua composição pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também podem receber o Auxílio Gás. Vale destacar, ainda, que as famílias que contam com mulheres vítimas de violência doméstica e estão sob medidas protetivas são prioridade.
Desse modo, se você se encaixa nos requisitos estabelecidos pelo governo federal é possível receber o valor.
Valores
Atualmente o valor cobre 100% do valor médio do botijão de 13kg, podendo variar de acordo com a cidade de cada beneficiário. Essa medida surgiu após a emenda constitucional que elevou os benefícios sociais, dobrando, assim, o valor do Auxílio Gás.
Contudo, de acordo com as informações da Agência Brasil, em 2024 o benefício voltará a valer apenas metade do preço médio do botijão.
Calendário outubro
Como dito antes, o Auxílio Gás é bimestral e segue o calendário do Bolsa Familia. Desse modo, confira as datas previstas para outubro:
- NIS final 1 – 18 de outubro;
- NIS final 2 – 19 de outubro;
- NIS final 3 – 20 de outubro;
- NIS final 4 – 23 de outubro;
- NIS final 5 – 24 de outubro;
- NIS final 6 – 25 de outubro;
- NIS final 7 – 26 de outubro;
- NIS final 8 – 27 de outubro;
- NIS final 9 – 30 de outubro;
- NIS final 0 – 31 de outubro.
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil