რეკლამები
A educação financeira é muito importante tanto para adultos quanto para crianças. Pensando nisso, os profissionais da Sicoob Credip estiveram em 16 localidades do Mato Grosso. A ideia era promover educação financeira para alunos do maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Desse modo, 25 escolas públicas receberam a equipe de profissionais. Cerca de 8 mil e 300 estudantes participaram da iniciativa, veja a seguir mais detalhes da ação.
Educação financeira nas escolas
Os profissionais ensinaram às crianças conceitos básicos de educação financeira através da contação de histórias. Portanto, essas histórias abordaram os seguintes temas:
რეკლამები
- Planejamento financeiro;
- Uso consciente do dinheiro;
- Diferença entre necessidade e desejo;
- Importância de poupar;
- O valor do dinheiro.
Assim, a equipe usou o livro “Caio achou uma moedinha”, de uma coleção do Instituto Sicoob. A obra trata de um menino que guardou dinheiro para realizar seu sonho. Desse modo, vale destacar que todas as crianças receberam um livro da coleção Financinhas da Sicoob.
Quais cidades participaram da iniciativa?
Veja a seguir quais foram as cidades que receberam a iniciativa da Sicoob nas escolas:
რეკლამები
- Apiacás;
- Aripuanã;
- Brianorte;
- Colniza;
- Conselvan;
- Cotriguaçu;
- Guariba;
- Juara;
- Juruena;
- Nova Bandeirantes;
- Nova Maringá;
- Nova Monte Verde;
- Nova União;
- Nova Horizonte do Norte;
- Porto dos Gaúchos;
- Rondolândia;
- Tabaporã.
A importância da educação financeira na infância
Aprender desde cedo a lidar com as finanças é muito positivo, já que no futuro, essas crianças terão uma boa relação com o dinheiro. Ou seja, cuidar do orçamento não será um problema no futuro, desde que as crianças aprendam desde cedo a valorizar o dinheiro.
De acordo com o analista de Desenvolvimento Cooperativo da Sicoob, Samuel Trevenzoli, a ação promove também a leitura. Portanto, para ele, o projeto além de ensinar “conceitos importantes”, incentiva o hábito de leitura.
Ele ainda destacou que essa combinação é fundamental para que os estudantes cheguem à vida adulta com “confiança e conhecimento”.
Imagem: Pexels/Joslyn Pickens