O acesso à internet e à tecnologia tem se mostrado cada vez mais essencial nos dias atuais. Pensando nisso, o governo autorizou a distribuição de celular e chip com acesso à internet gratuitamente para determinados grupos da população.
Explicaremos para você nesse texto os benefícios dessa iniciativa, quem são os beneficiários e como ocorrerá a distribuição.
Benefícios da distribuição de celular e chip com acesso à internet gratuitamente
A distribuição gratuita de celular e chip com acesso à internet visa democratizar o acesso à informação e à comunicação.
Com essa medida, o governo busca diminuir a exclusão digital e proporcionar oportunidades de educação, trabalho e inclusão social.
Quem São os Beneficiários?
Os beneficiários dessa iniciativa são os Estudantes de Baixa Renda. Alunos de escolas públicas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que tenha família inscrita no ბოლსა ფამილია e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão acesso aos celulares e chips para auxiliar nos estudos.
O Governo Federal tem investido na retenção de alunos nas escolas públicas, prova disso é a criação da poupança para estudantes do ensino médio, o programa Pé-de-Meia.
Início do programa
A iniciativa, que visa promover a inclusão social, já está em fase piloto em alguns municípios e será gradualmente ampliada para todo o país.
Na etapa inicial, o programa beneficiou estudantes de Caicó e Mossoró (RN), Campina Grande (PB), Caruaru e Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia (MG).
Nos próximos dias, os alunos de cinco novos estados também receberão celular e chip com acesso à internet gratuitamente, são eles: Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte.
De acordo com o Governo Federal, a expansão do programa para todo o país ocorrerá de forma gradual, com a previsão de atender todos os estados brasileiros em um futuro próximo.
Ainda não há um prazo definido para a conclusão da implementação nacional, mas o governo ressalta o compromisso com a universalização do acesso à internet para todos os estudantes brasileiros.
Como será feita a distribuição de celular e chip com acesso à internet gratuitamente
A distribuição será realizada de forma coordenada, com parceria entre o governo e empresas de telecomunicações.
Os celulares disponibilizados serão smartphones básicos, com funcionalidades essenciais para uso da internet, como acesso a redes sociais, e-mail e navegadores.
Os chips oferecidos virão com um pacote de dados mensal gratuito, permitindo o acesso à internet para comunicação e pesquisa.
No primeiro momento, estão sendo atendidos alunos da educação básica da rede pública de ensino, eles receberão os chips na própria escola onde está matriculado.
Imagem: Canva / Edição: Roberta de Oliveira