Compreenda o conteúdo do aviso emitido pelo Banco Central, que aconselha usuários a evitar fraudes financeiras ao empregar serviços online.
À medida que a digitalização ganha mais espaço no setor financeiro, a proteção das informações financeiras precisa intensificar-se. Nesta quinta-feira (21), o Banco Central (BC) lançou uma nota de segurança para seus usuários.
Devido à existência de páginas fraudulentas que se passam por intermediários de entidades de confiança, o BC instrui que o único método seguro de checar e requerer restituições de fundos é por meio de seu site oficial.
Este serve como o ponto de contato direto para o Sistema de Valores a Receber (SVR), um recurso que possibilita verificar se um indivíduo ou empresa tem recursos não reclamados em bancos, consórcios ou outras entidades financeiras.
Como posso acessar meus fundos através do site do Banco Central?
ასევე წაიკითხეთ: Valores aguardam saque para milhões no Brasil; verifique se você está na lista!
Para resgatar fundos, siga os procedimentos a seguir:
- Inicialmente, o requerente deve buscar os fundos usando o CPF ou CNPJ no site especificado pelo BC;
- Se houver fundos a receber, será preciso acessar o SVR utilizando a conta gov.br. Porém, a plataforma só libera o acesso ao recurso para contas de nível prata ou ouro;
- Posteriormente, o usuário precisa realizar a autenticação e obedecer às diretrizes, fornecendo chaves Pix e informações pessoais, quando requisitado;
- Finalmente, o sistema vai apresentar informações sobre o montante, a entidade devedora e orientações para a recuperação do valor.
Como resgatar valores de pessoas que já faleceram?
ასევე წაიკითხეთ: Saiba tudo sobre o Valores a Receber
Para valores que pertencem a indivíduos falecidos, o procedimento é um pouco diferente. Portanto, observe os passos abaixo:
- Comece uma pesquisa no SVR com o CPF do indivíduo falecido;
- Posteriormente, faça o login com sua conta gov.br. Vale ressaltar que a plataforma somente autoriza a entrada no recurso para contas de nível prata ou ouro;
- Acesse a aba “Valores para Pessoas Falecidas”;
- Subsequentemente, submeta as informações requeridas, concordando com o Termo de Responsabilidade;
- Por último, depois da validação, estabeleça uma comunicação direta com a entidade apontada para lidar com a documentação necessária.