Recentemente, uma nova plataforma está sendo compartilhada nas redes sociais por muitos beneficiários do Bolsa Família, especialmente no Facebook. Segundo eles, um novo aplicativo está sendo disponibilizado para informar se o programa social foi aprovado ou não. No entanto, isso pode acarretar problemas.
A plataforma em questão foi disponibilizada nas lojas digitais da Apple Store e da Google Play com o nome “Consulta Bolsa Família”. Muitos usuários ficaram confusos com esse aplicativo, pois apresentava diferenças em relação ao aplicativo oficial do Bolsa Família. Portanto, é importante entender quais podem ser as consequências de usar essa plataforma e como ela pode resultar na perda do Bolsa Família.
Compreenda a situação desse novo aplicativo
Conforme mencionado, muitos beneficiários compartilharam em suas redes sociais sobre essa plataforma. De acordo com as postagens, a situação dessas pessoas no Bolsa Família foi aprovada no “Consultar Bolsa Família”. Diante disso, especialistas da área foram acionados para entender o que estava acontecendo com esses beneficiários do programa social do governo e qual era o aplicativo divulgado.
O problema da plataforma é que ela não é oficial do Governo Federal. Ou seja, não possui qualquer vínculo com o órgão responsável pelo Bolsa Família. Portanto, infelizmente, trata-se de um golpe.
O aplicativo foi criado por pessoas com más intenções, com o objetivo de roubar os dados dos beneficiários, pois são solicitadas informações pessoais quando o beneficiário acessa a plataforma, tais como:
- Número de Identificação Social (NIS);
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Endereço de residência.
Dessa forma, os golpistas têm acesso a dados privados. Portanto, é importante saber quais aplicativos são confiáveis para verificar a situação do Bolsa Família:
- CAIXA Tem (clique aqui para Android e aqui para iOS);
- Bolsa Família (clique aqui para Android e aqui para iOS);
- Site “Portal Cidadão” (clique aqui para acessar).