O ID Jovem é um documento que concede diversos benefícios aos jovens de baixa renda, como por exemplo: desconto de 50% no transporte interestadual, show, teatro, cinema e vários outros eventos e serviços.
Este programa atende os jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos, que estejam cadastrados no CadÚnico, possuam renda familiar de até dois salários mínimos e não é obrigatório estar estudando.
Devo me cadastrar em algum lugar para participar do programa Identidade Jovem?
Para realizar a utilização deste serviço é necessário comparecer presencialmente ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua cidade e realizar o cadastro no Programa Identidade Jovem. Contudo, caso já possua cadastro, realize a atualização dos seus dados.
Quais documentos preciso levar para me cadastrar?
Os documentos necessários para o cadastramento no programa ID Jovem são:
- Documento de Identificação com Foto:
- Número de Identificação Social (NIS);
- Comprovante de renda, domiciliar e outros documentos a depender do CRAS de sua cidade.
Portanto, para ter a certeza de todos os documentos necessários, entre em contato com o CRAS mais próximo de sua residência e pergunte a relação de documentos para o cadastramento no ID Jovem.
Onde emito minha ID Jovem?
Após se cadastrar no CRAS, é necessário preencher os dados pelo site IDJovem ou pelo aplicativo os seguintes dados:
- Nome Completo;
- Data de Nascimento;
- Número de Identidade Social – NIS;
- Nome da mãe.
Sendo assim, todo o procedimento é bem simples de ser executado e em poucos minutos você estará com sua ID Jovem em mãos.
Se o aplicativo ou site estiver indisponível, o que devo fazer?
Caso no momento da emissão da sua ID Jovem o sistema esteja indisponível nas duas plataformas: sito web E applicazione, você pode enviar um e-mail para o [email protected] ou entrar em contato no Fale Conosco do programa.
Imagem: Marcello Casal/ Agência Brasil