O pagamento do auxílio gás será iniciado pela Caixa Econômica Federal na próxima segunda-feira (19). Assim, os últimos dias para a inscrição no programa e garantia do recebimento bimestral desse vale estão chegando ao fim!
O objetivo desse benefício do Governo Federal é auxiliar as famílias de baixa renda com os custos dos botijões de gás de até 13kg. O pagamento é realizado a cada dois meses, nos meses pares, e tem um valor médio de R$120,00 – de acordo com a média nacional.
Dessa forma, por meio do auxílio gás, é proporcionado um melhor padrão de vida para os núcleos familiares, além de evitar que se exponham a situações que possam colocar em risco suas próprias vidas e a de seus familiares – como o uso de fogueiras ou outras formas de fogo.
Quem pode receber este auxílio em junho?
O auxílio gás está disponível para as famílias que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e fazem parte do Bolsa Família. Atualmente, mais de 6 milhões de famílias recebem o valor depositado pela Caixa.
Além disso, é necessário:
- Ter uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
- Ter uma renda familiar total de até 3 salários mínimos.
Também são elegíveis famílias em que algum membro receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
O que é necessário para se inscrever e receber o auxílio gás?
Se você se enquadra em alguma das características e requisitos mencionados acima, é necessário procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua cidade. Lá, será preciso realizar a inscrição no Cadastro Único, caso ainda não esteja inscrito. Para isso, será necessário:
- Responder às perguntas do cadastro – deve ser alguém da família, que resida no domicílio e seja maior de 16 anos;
- Apresentar o CPF ou Título de Eleitor do responsável familiar;
É importante ressaltar que, para famílias indígenas ou quilombolas, podem ser solicitados documentos diferentes.