A primeira parcela do 13º salário já está nas mãos dos brasileiros, mas todo mundo já quer saber quando será o pagamento da segunda parte do benefício. Desse modo, é bom segurar a ansiedade, já que a segunda parcela cairá somente no dia 20 de dezembro.
Enquanto isso não acontece, veja algumas estratégias para gastar o seu dinheiro com sabedoria e entenda como é feito o cálculo deste benefício.
Vedi di più: Décimo terceiro do Bolsa Família é real?
Como usar o décimo terceiro com inteligência?
É importante usar o décimo terceiro salário com sabedoria e tomar cuidado para não se endividar. Isso porque é comum que no fim do ano as pessoas se empolguem com presentes e festas, então é preciso ter controle.
Uma boa maneira de usar esse dinheiro extra é dividi-lo: metade para as comemorações e a outra metade para investimentos. Você pode deixar o dinheiro na poupança, por exemplo, ou até mesmo usar para quitar uma dívida.
Não use o dinheiro de forma impulsiva, tente organizar os gastos em uma planilha para não gastar descontroladamente.
Cálculo do 13º salário
É importante destacar que o cálculo acontece de acordo com a divisão da remuneração total por 12. Diante do resultado, multiplica-se pelo número de meses trabalhados. Além disso, as horas extras, comissões e adicionais noturnos também fazem parte deste cálculo.
A base do cálculo do 13º salário é o valor bruto do pagamento, sem dedução ou adiantamentos.
Os trabalhadores que são demitidos por justa causa não têm o direito de receber o valor e só pode receber o dinheiro quem trabalhou ao menos 15 dias.
Como dito antes, o 13º salário é para os trabalhadores de carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS também podem receber.
Calendário 13º salário
É importante destacar que a primeira parcela do 13º salário caiu dia 30 de novembro sem nenhum desconto para os trabalhadores. Já a segunda parcela do benefício deve cair na conta no até dia 20 de dezembro, com descontos do Imposto de Renda Retido na Fonte e também do INSS.
Vale destacar que há trabalhadores que recebem em parcela única ou junto com as férias, mas é preciso fazer uma solicitação prévia.
Immagine: Jose Cruz/Agência Brasil