A taxa Selic é uma taxa básica de juros da economia que impacta os consumidores. Apesar disso, muita gente não sabe como isso é importante e não entende como essa taxa funciona na prática.
Desse modo, veja a seguir o que é a taxa Selic e entenda de uma vez por todas como ela funciona no Brasil.
Vedi di più: Apostas para a Mega da Virada já começaram
Qual a importância da Selic?
É importante destacar que a taxa selic representa os juros básicos da economia do país. Ou seja, qualquer movimento neste índice influencia as taxas de juros praticadas no Brasil. A taxa é um ponto central da estratégia de política monetária no Brasil, um sistema de metas de inflação.
Então, desde 1999 a Selic estabelece um compromisso em adotar medidas para manter a inflação dentro de uma faixa fixada pelo Conselho Monetário Nacional. O foco é manter a estabilidade da economia e evitar uma inflação desenfreada, que ocasiona a perda do poder de compra da população.
Influência direta na vida dos brasileiros
Ao contrário do que muita gente pensa, a taxa não é algo distante da população, muito menos um termo de economia, já que ela está no cotidiano da população.
A Selic funciona como uma taxa mínima de juros e afeta as decisões de compra, investimentos, desigualdade e até mesmo na geração de empregos.
No ano passado, por exemplo, cerca de 77,9% das famílias brasileiras tinham dívidas, de acordo com o CNC (Confederação Nacional do Comércio), o maior valor já visto. Esse endividamento estava relacionado ao aumento da taxa básica de juros.
Então, a Selic é uma referência para tudo que envolve crédito na economia. Assim, com mais famílias endividadas, mais falta dinheiro para o consumo. Sem consumo, não há produção, ou seja, gera-se uma reação em cadeia que prejudica toda a população.
Immagine: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil