Loading...
0%

Investidores monitoram indicadores americanos e oscilação das commodities nesta segunda-feira (1º)

Investidores monitoram indicadores americanos e oscilação das commodities nesta segunda-feira (1º)

A semana no mercado financeiro começa com a atenção dos investidores voltada para os Estados Unidos. Dados do mercado de trabalho americano, como o índice ISM de manufatura e o ADP Employment Report, serão divulgados hoje e podem influenciar o sentimento do mercado.

Commodities em foco

Os preços das commodities também serão monitorados de perto. O petróleo Brent, referência global, opera em queda nesta manhã, enquanto o minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, recua após alta na semana passada.

Bolsas internacionais mistas

As principais bolsas internacionais operam mistas nesta manhã. Na Europa, os índices Stoxx 600 e DAX (Alemanha) sobem, enquanto o FTSE 100 (Reino Unido) cai. Já na Ásia, os mercados fecharam em baixa, com exceção do Nikkei (Japão), que subiu.

No Brasil, a agenda da semana é marcada pela divulgação do IPCA-15 de março, na sexta-feira (7). O indicador é a prévia da inflação oficial e será acompanhado de perto pelo Banco Central, que define a taxa básica de juros (Selic) na próxima quarta-feira (5).

Investidores cautelosos

O cenário global ainda é incerto, com a guerra na Ucrânia e a alta da inflação pressionando os mercados. Na semana que antecede a decisão do Copom, os investidores devem se manter cautelosos e acompanhar os principais indicadores.

Manhã no Mercado: Mais Detalhes e Análises

  • O índice ISM de manufatura dos EUA, que mede a atividade do setor industrial, é esperado para fevereiro. Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 indica contração. O mercado espera um resultado de 54,5, ligeiramente abaixo do 55,1 de janeiro;
  • O ADP Employment Report, que mede a criação de vagas no setor privado americano, também será divulgado hoje. O mercado espera a criação de 450 mil novas vagas em fevereiro, abaixo dos 504 mil de janeiro;
  • No Brasil, além do IPCA-15 de março, os investidores também acompanharão a ata da última reunião do Copom, que será divulgada na quarta-feira (5). A ata fornecerá mais detalhes sobre as decisões do Banco Central e as perspectivas para a política monetária;
  • Em um cenário global incerto, os investidores devem buscar diversificação e proteção contra riscos. A análise de especialistas e a diversificação de investimentos podem ser medidas importantes para minimizar perdas e aproveitar oportunidades;
  • Com a semana repleta de eventos importantes, é importante que os investidores se mantenham informados e acompanhem os principais indicadores do mercado.

Imagem: Reprodução IBRE