Imposto de Renda: como garantir o valor?

O valor do Imposto de Renda é algo do interesse de muitos, já que pode ser uma ajuda extra. Neste ano o período de declaração foi de 15 de março a 31 de maio e novas regras entraram em vigor. 

Uma novidade deste ano foi a declaração pré-preenchida e a possibilidade de escolher o pagamento via Pix. Quem optou por essas opções recebeu o valor da restituição primeiro. Contudo, como todos os anos, muita gente caiu na “malha fina”.

Então para receber o valor, é preciso ficar atento às informações e preencher corretamente. Desse modo, veja como garantir o valor do imposto de renda. 

Veja mais: Minha Casa Minha Vida: como sei se o contrato foi quitado?

Garanta seu dinheiro do Imposto de Renda

Como dito antes, preencher as informações corretamente é primordial. Isso porque o sistema da Receita Federal analisa e confere os dados de cada um dos consumidores. Ou seja, caso haja inconsistências nas informações a pessoa cai na malha fina e deixa de receber o pagamento. 

É possível reverter a situação atualizando os dados, mas para evitar esse processo fique bem atento na hora de enviar a sua declaração. 

Como sei se vou receber?

Para saber da sua situação é preciso acessar a plataforma e seguir essas etapas:

  • Selecione “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPFF);
  • Clique em “Processamento”;
  • Selecione “Pendências de Malha”;
  • Confira a sua situação.

É importante destacar que a Receita disponibiliza outro meio de comunicação, a “Caixa Postal”. Assim, para acessar este meio de comunicação basta abrir a página do e-CAC e selecionar “Outros” e, posteriormente, “Caixa Postal”.

Além disso, no portal e-CAC você pode conferir mais detalhes como pendências e saber se você caiu na malha fina, o que é bastante comum

O que é malha fina?

Quando o contribuinte envia a declaração, o sistema da Receita Federal analisa os documentos de cada um. Então “cair na malha fina” significa que existem inconsistências nas informações que o contribuinte enviou. 

Ao contrário do que muitos pensam, não significa que a declaração está errada, mas que algumas informações não batem com as enviadas pelas demais entidades que também declaram impostos, como empresas, planos de saúde, entre outras.

Imagem: José Cruz/ Agência Brasil