Como comprar os presentes de Natal sem se endividar?

Com o fim do ano chegando fica cada vez mais difícil economizar, afinal, a ceia de Natal, os presentes e viagens podem acabar com o orçamento das famílias. Como nesta época do ano é impossível não presentear, o importante é controlar os gastos. 

Dessa forma, veja a seguir algumas estratégias para não gastar mais do que deve e veja como fazer uma renda extra no Natal. 

Lihat lebih lanjut: Conheça o cartão PJ do Nubank

Dicas para economizar nos presentes de Natal 

Veja as melhores dicas para economizar nos presentes: 

Perencanaan keuangan 

O primeiro passo para não gastar tanto é estabelecer um planejamento sólido. Desse modo, crie um orçamento realista condizente com a sua situação financeira. 

Um dos principais desafios na gestão financeira é controlar os gastos, especialmente neste momento do ano. Então, avalie e priorize despesas, identificando aquelas que podem ser reduzidas ou eliminadas.

Pesquise antes de comprar

É muito importante pesquisar as melhores lojas antes de comprar, pois assim você confere qual delas oferece o melhor preço. 

Compre com antecedência 

Comprar com antecedência pode evitar que você gaste muito, já que quanto mais próximo do Natal maiores os preços dos produtos. 

Como fazer uma renda extra no Natal? 

Veja a seguir as melhores opções para vender no Natal: 

Artesanatos de Natal

Como no fim do ano todo mundo decora a casa para receber a família, vender artesanatos é uma boa opção. Então, invista em vasos de flor, castiçais, velas ou até mesmo cartões personalizados. 

Comidas Típicas

Essa é uma opção que faz muito sucesso, então, se você gosta de cozinhar, vender comidas típicas pode ser uma excelente forma de fazer uma renda extra. Veja algumas opções de comidas:

  • Panetone;
  • Biscoitos natalinos;
  • Bolos decorados;
  • Pão de mel. 

Ceia de Natal

Como muita gente prefere não cozinhar no dia do Natal para evitar trabalho na noite de festa, vender opções de ceia é ótimo e pode render um bom valor. 

Imagem: Pexels/ Brett Sayles