Quem for MEI deve tomar cuidado com ESTES golpes!

Se você é MEI (Microempreendedor Individual) precisa ficar atento para não acabar caindo em armadilhas. Isso porque quem é MEI acaba tornando-se alvo de toda sorte de golpes. Mas você seria capaz de identificá-los?

Muitos desses golpes se dão de maneira semelhante. Eles podem chegar até você por canais de contato como e-mail ou WhatsApp. Os estelionatários conseguem acesso a esses dados porque as algumas informações do Microempreendedor Individual são públicas.

É por essa razão, aliás, que muitos empreendedores acabam caindo em golpes desse tipo. O fato dos bandidos saberem seu número de CNPJ e nome completo ajuda muito a adicionar camadas de complexidade as fraudes, que ficam mais difíceis de serem identificadas.

Tipos de golpes do MEI

Um golpe muito comum envolve supostas cobranças que chegam por e-mail. Em alguns casos, os e-mails alegam que é preciso pagar taxas de abertura ou manutenção. Lembre-se: como MEI, você paga apenas um valor mensal obrigatório: a DAS-MEI.

A DAS-MEI é um imposto que o MEI precisa pagar para manter seu CPNJ ativo. Porém essa cobrança nunca chega por e-mail ou pelo correio. É dever do MEI acessar o sistema do Vállalkozói portál e efetivar o pagamento.

Esse, aliás, é outro ponto importante de ressaltar: utilize sempre a plataforma oficial do Governo Federal. Isso vale em especial para quem for se formalizar como MEI. Fique atento para não cair em um site falso quando for abrir seu CPNJ.

Falsos empréstimos

Também é bom ficar de olho em supostas ofertas de empréstimo. Como mencionado antes, com os dados de contato do empreendedor públicos, empresas credoras podem abordar o empreendedor afim de oferecer empréstimos e outros serviços.

Você pode ser abordado de diferentes maneiras, como ligação, WhatsApp, e-mail, SMS e mais. Em muitos casos, você terá que pagar um valor prévio para ter a liberação do empréstimo. Sendo assim, não confie em quem fizer esse tipo de proposta.

Kép: rawpixel.com a Freepik-en