140 famílias participaram do mutirão CadÚnico DESTA cidade

Na semana passada diversos mutirões de atualização do CadÚnico aconteceram e a prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Assistência, esteve presente no bairro do Ipiranguinha. 

Assim, o evento aconteceu dia 7 de outubro, no último sábado e foi o segundo mutirão da cidade. De acordo com Leonilce Justo Fernandes, a coordenadora do CRAS Centro, 140 famílias estiveram presentes no mutirão

Mutirão 

O Cadastro Único é uma forma do governo federal de ter os dados das famílias brasileiras de baixa renda para incluí-las nos programas sociais e de redistribuição de renda. Ou seja, manter os dados cadastrais em dia é essencial, visto que o programa é a porta de entrada para os demais benefícios sociais. 

Pensando nisso, os mutirões são uma ótima estratégia. Na cidade de Ubatuba, por exemplo, houve grande demanda do bairro em que o evento aconteceu, então cogita-se fazer outras ações até que toda a população atualize o cadastro. 

De acordo com um levantamento da Secretaria de Assistência Social, a realização periódica deste tipo de mutirão deve acabar com a demanda de atendimentos de condicionalidades. 

Quais programas consigo ter acesso pelo CadÚnico

Por meio do CadÚnico as famílias conseguem ter acesso aos seguintes programas: 

  • Bolsa Família;
  • Auxílio Gás; 
  • Carteira do Idoso;
  • Programa Bolsa Verde;
  • Fiatal azonosító;
  • Isenção de Taxa em Concursos Públicos;
  • Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Minha Casa Minha Vida. 

Posso me cadastrar no CadÚnico? 

Para fazer parte do CadÚnico é preciso cumprir alguns requisitos, como ter renda mensal per capita de até meio salário mínimo. Além disso, uma possibilidade para participar é fazer parte de um grupo familiar com renda total de até três salários mínimos.

Podem, ainda, fazer parte do CadÚnico aqueles que possuem rendas mais altas que as anteriores mas que estejam vinculados ou desejam ter um benefício que use o CadÚnico. Desse modo, se você cumpre qualquer uma das obrigatoriedades é possível se cadastrar. 

Imagem: Tânia Rêgo/ Agência Brasil