O Auxílio Gás é um benefício que visa ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Então, o governo federal paga 100% do valor do botijão de 13kg a cada dois meses, seguindo o calendário do Bolsa Família.
Assim, os repasses deste mês começaram ontem (18), e quem tem o NIS 1 já recebeu. Hoje (19), as famílias de NIS 2 recebem o benefício do Auxílio Gás. Veja o calendário completo!
Calendário Auxílio Gás
Como dito acima, o Auxílio Gás é um benefício bimestral, isto é, a cada dois meses ele cai na conta dos beneficiários. Além disso, ele segue as mesmas datas do Bolsa Família, confira:
- NIS final 1 – 18 de outubro;
- NIS final 2 – 19 de outubro;
- NIS final 3 – 20 de outubro;
- NIS final 4 – 23 de outubro;
- NIS final 5 – 24 de outubro;
- NIS final 6 – 25 de outubro;
- NIS final 7 – 26 de outubro;
- NIS final 8 – 27 de outubro;
- NIS final 9 – 30 de outubro;
- NIS final 0 – 31 de outubro.
Como movimentar o valor do benefício?
Movimentar os valores é bem simples e os beneficiários conseguem fazer sem nem sair de casa. Assim, o valor do benefício vai para a conta digital bancária do titular, mas caso ele não tenha conta é possível fazer uma poupança digital da Caixa de forma rápida e gratuita.
Quem recebe o valor é o responsável familiar, que deve ser indicado na hora de realizar o cadastro no CadÚnico. No caso de quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) o pagamento cai na conta do titular do benefício ou por seu responsável legal.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Assim como todos os benefícios sociais do governo, o Auxílio Gás também tem regras para efetuar os repasses. desse modo, somente as famílias de baixa renda possuem o direito ao benefício.
Outro detalhe é que só recebe o Auxílio Gás quem é inscrito no CadÚnico e tem renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo.
Slika: Marcello Casal/ Agência Brasil