Mais de 3 mil vagas foram disponibilizadas pelo programa CNH Social neste ano. Conheça os critérios de seleção!
Um total de 1.110 candidatos suplentes está sendo convocado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) para se matricularem no programa CNH Social. O procedimento será realizado online, das 12h do dia 15 de junho, próxima quinta-feira, até às 23h59 do dia 30 de junho.
A lista dos aprovados no programa, que terão a oportunidade de obter gratuitamente a carteira de motorista, foi divulgada nesta segunda-feira (12). Os nomes dos contemplados podem ser encontrados no site do Detran-ES, onde também deverá ser feita a inscrição.
O programa CNH Social ofereceu 3,5 mil vagas em 2023
A lista de candidatos suplentes foi criada para garantir que todas as oportunidades oferecidas pelo governo sejam aproveitadas. Dessa forma, os selecionados serão convocados em ordem de classificação para ocuparem as vagas não preenchidas pelos moradores aprovados na primeira fase do CNH Social.
Em 2023, o programa disponibilizou 3,5 mil vagas, e mais de 89 mil moradores se candidataram para obter a habilitação de carro ou moto pela primeira vez. Além disso, também foram oferecidas oportunidades para interessados em mudar ou adicionar categorias.
Entenda como é feita a seleção dos candidatos para o programa do governo do ES
A divisão das vagas do CNH Social é de 40% para a região metropolitana da Grande Vitória e 60% para as demais localidades. Os critérios considerados para a seleção dos candidatos são:
- Menor renda por pessoa;
- Maior número de pessoas na família;
- Ensino fundamental completo;
- Receber o Bolsa Família;
- Data e hora de candidatura.
Além disso, o programa é executado em três etapas: inscrição, seleção e processo de habilitação. Na última etapa, a validade é de 12 meses a partir da abertura do processo na autoescola. Após esse período, o selecionado é desclassificado e perde o direito de participar do CNH Social por 3 anos.