O fim do ano se aproxima, e com isso, muita gente começa a pensar em viagens e programações para o Natal e o Ano Novo. Contudo, durante este período do ano as coisas ficam mais caras, então é bom ficar atento para economizar.
Sendo assim, é muito importante planejar desde já, para garantir o máximo de economia. Veja a seguir as melhores dicas para poupar dinheiro neste final de ano.
Como economizar no fim do ano?
O primeiro passo para economizar é se planejar com antecedência, então, faça um orçamento com o que você deseja gastar. Com um orçamento em mãos, tente não fugir dos planos, para não acabar com dívidas desnecessárias.
Além disso, monitorar o preço das passagens meses antes também é uma boa estratégia para poupar dinheiro, visto que quanto mais próximo de férias e feriados, mais caras as passagens ficam.
Ou seja, com um monitoramento mensal, você pode comprar as passagens no melhor desconto. Outra dica eficaz é usar um programa de milhas para comprar passagens, alugar carros e reservar uma hospedagem.
Vale destacar que hospedagens mais econômicas podem ser a solução para muita gente, já que parte do dia as pessoas passam passeando e nem tem tempo de ficar no hotel.
Viagens internacionais, dá para economizar?
Para quem pretende ir para fora do país no fim do ano, o cuidado e planejamento deve ser ainda maior, já que o destino é fora do Brasil. Então, o ideal é contratar um seguro viagem, especialmente se o seu destino é a Europa ou Estados Unidos.
Isso porque em casos de acidentes, o turista acaba indo para hospitais particulares, pagando valores altíssimos. Ou seja, compensa mais gastar um pouco a mais e contratar um seguro viagem, do que precisar desembolsar muito dinheiro depois.
Além do seguro viagem, reserve um dinheiro extra para gastar no seu destino, especialmente porque as moedas são diferentes, o que dá uma falsa sensação de que as coisas são mais baratas, por exemplo.
Como os brasileiros se planejam?
O Booking.com fez uma pesquisa com 24.179 pessoas em 32 países, entre eles, o Brasil. Assim, o estudo evidenciou que 74% dos viajantes do Brasil buscam economia, escolhendo sempre os melhores preços.
Além disso, 75% dos entrevistados da pesquisa declararam que priorizam serviços de viagem com descontos. 66% dessas pessoas planejam as viagens com bastante antecedência para aproveitar o melhor custo-benefício.
Imagem: Josh Appel/Unsplash