São Paulo, 23 de maio de 2023
Milhares de brasileiros podem estar em uma situação de possuir “dinheiro esquecido” em instituições financeiras, e agora, eles têm a oportunidade de reaver esses valores. O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (22) que o saque dos valores não movimentados em contas bancárias por longos períodos de tempo está liberado para todos os cidadãos.
Esses recursos, denominados de “valores a receber”, são frequentemente provenientes de contas inativas, depósitos bancários esquecidos, ou mesmo dividendos não reclamados de ações. No passado, havia uma complexidade significativa associada à recuperação desses fundos, mas graças a uma nova regulamentação, o processo agora é simplificado.
Os valores, que juntos somam bilhões de reais, serão liberados progressivamente de acordo com um calendário estabelecido pelo BC, começando pelos clientes com os menores saldos.
“A iniciativa é parte do compromisso do BC em garantir os direitos dos consumidores financeiros e promover a inclusão financeira no país”, disse o presidente do BC, afirmando que “esse dinheiro pertence aos cidadãos e deve voltar para eles”.
Para reivindicar esses valores, os cidadãos devem seguir os seguintes passos:
1. Acessar o site do Banco Central ou o aplicativo do seu banco;
2. Localizar a opção de consulta de “Valores a receber”;
3. Inserir seus dados pessoais para identificação e autenticação;
4. Se houver algum valor a ser reivindicado, o site ou aplicativo fornecerá instruções detalhadas para o saque.
Lembramos que os bancos não cobrarão taxas para essas transações, portanto, se alguém solicitar o pagamento para realizar o saque, isso provavelmente é um golpe. Além disso, qualquer problema ou dificuldade enfrentada nesse processo pode ser relatada diretamente ao Banco Central.
Esta é uma grande oportunidade para as pessoas recuperarem o dinheiro que esqueceram nos bancos ao longo dos anos. Portanto, não perca tempo, verifique se você tem algum valor a receber e faça valer o seu direito.